Notícias

Licitação ganha por parentes pode gerar cassação de prefeito


O Aparte tentou contato com o prefeito Kinca na Prefeitura de Salinas, mas o expediente na administração tinha acabado às 13h

O prefeito Joaquim Neres Xavier Dias (PT), também conhecido como Kinca da Ciclodias, de Salinas, está sendo investigado pela Câmara Municipal por conta de supostas ilegalidades praticadas em uma série de licitações da prefeitura. Segundo a denúncia, grande parte dos certames conduzidos pela prefeitura teve como ganhadores empresas que pertencem a familiares do prefeito. A Casa legislativa abriu, na semana passada, uma comissão para verificar a denúncia. Os dados também foram encaminhados ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Em um pregão realizado no ano passado para a aquisição e a produção de material gráfico para a prefeitura, por exemplo, a microempresa Maria Eni Dias Oliveira saiu vencedora com um contrato de quase R$ 600 mil. A empresa, na verdade, é da própria irmã do prefeito Kinca. Segundo levantamento feito pelos denunciantes, ela foi vencedora de 223 dos 224 itens da licitação. Além desse caso, haveria outras situações semelhantes, em que pessoas ligadas ao chefe do Executivo de Salinas foram beneficiadas.

A sobrinha do prefeito também está sendo investigada, já que, na época, fazia parte da própria Comissão de Licitação e da equipe de Pregão Presencial, colegiados em que todos os concorrentes devem se registrar e apresentar ofertas.

O Aparte tentou contato com o prefeito Kinca na Prefeitura de Salinas, mas o expediente na administração tinha acabado às 13h. A Comissão Processante da Câmara deve apresentar, até a próxima semana, relatório que será votado pelos vereadores. Caso seja aprovado, o texto levará o prefeito a julgamento em plenário.

Mineiro na FAO

O Brasil participa da 42ª reunião do Conselho de Segurança Alimentar da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), presidida pelo ex-ministro José Graziano, na Itália. Entre os integrantes da executiva brasileira está o mineiro Cledisson Júnior, secretário executivo do Conselho Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da Republica. Cledisson subsidia a delegação com informações sobre alimentação adequada em comunidades carentes e direitos humanos. “O Brasil é referência no debate de soberania alimentar muito por causa do Bolsa Família e dos demais programas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), como compras dos alimentos dos pequenos agricultores”, diz o secretário. Na próxima sexta-feira, o ministro Patrus Ananias (PT) participa, junto de Cledisson, de uma feira de alimentos em Milão.

Uso de dados

A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou, na manhã desta terça, um projeto de lei do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) que institui a lei geral de proteção de dados pessoais no Brasil. Um dos aspectos de que o texto trata é a garanta do direito de ser informado sobre o uso que se faz de seus dados por qualquer que seja a instituição, desde financeiras a redes sociais. Outros direitos assegurados pelo projeto são autorização inequívoca para uso, guarda e tratamento e exclusão de informações pessoais em bases de dados após término de contrato. Agora, o projeto precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa e, em seguida, seguirá para votação em plenário.

Protesto. Manifestantes se reuniram nesta terça no início da tarde em frente à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para protestar contra o PT e os escândalos de corrupção que estão sendo revelados no país. O ato contou com um cortejo fúnebre, no qual a sigla da presidente Dilma Rousseff e do governador Fernando Pimentel foi enterrada. Diversos movimentos participaram do ato, entre eles o Vem Pra Rua e o Patriotas.

R$ 80 mil É O VALOR que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) empenhou para comprar 32 televisores de diversas marcas e tamanhos para serem utilizados na Corte.

‘PT, o extraterrestre’

Uma animação publicada pelo blog da presidente Dilma Rousseff no Facebook tem dado o que falar e gerado deboche nas redes sociais. O vídeo, de pouco mais de um minuto de duração, mostra Dilma, Lula e Jacques Wagner andando de bicicleta juntos, quando, de repente, uma dinamite nas cores azul e amarela – coincidentemente as cores do PSDB – explode uma ponte por onde os petistas iriam passar. Sem fazer qualquer sentido, os ciclistas vermelhos chegam até a ponte e começam a voar sobre o local, em uma cena bem semelhante à do filme “ET, o Extraterrestre”.

Bombardeado na rede

Em menos de 20 horas, o vídeo já havia recebido mais de 4.000 curtidas e 5.000 compartilhamentos no Facebook. Ao todo, segundo a rede social, quase meio milhão de internautas já havia assistido à “produção artística”. Como era de se esperar, os comentários não só eram críticos, como também ironizavam o timing de mostrar a presidente pedalando na mesma semana em que as pedaladas fiscais foram julgadas e “condenadas” pelo Tribunal de Contas da União (TCU). “Contei 817 pedaladas da Dilma só neste vídeo” e “A presidente gosta mesmo de pedalar, né?”, tornaram-se os dois comentários mais curtidos.

(Fonte: O Tempo)

Related posts
Notícias

Dispensa e inexigibilidade de licitação para registro de preços

Sistema de registro de preços é o conjunto de procedimentos para realização, mediante…
Read more
ArtigosNotícias

Contrato por escopo e o instrumento adequado para a sua prorrogação

A nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/22) trouxe expressamente a figura do contrato por escopo…
Read more
Notícias

Agenda Celic tem 29 licitações previstas entre 13 e 17 de maio

Período traz certames requisitados por diversos órgãos do governo estadual A licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *