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LICITAÇÃO DO PORTO DE NATAL SERÁ ABERTA NO SEGUNDO SEMESTRE

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) deverá abrir no segundo semestre deste ano o processo licitatório 

 

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) deverá abrir no segundo semestre deste ano o processo licitatório para a colocação de “defensas” na Ponte Newton Navarro e construção do Berço 4 do Porto de Natal – o que possibilitará a ampliação do cais em 220 metros.  A previsão é que as defensas sejam implantadas no mesmo ano em que a ponte completa 10 anos de  inauguração, em 2017. Os serviços deverão custar, aproximadamente, R$ 250 milhões.

 

O Governo Federal, através da Secretaria de Portos da Presidência da República, será o responsável pelo financiamento dos recursos e as obras deverão consumir, no mínimo, 32 meses para serem executados.

 

“Nós já começamos os procedimentos relativos à licitação do Berço 4 e defensas das pontes com as audiências públicas. Todas as obras que envolvem mais de R$ 150 milhões devem ser precedidas de audiências públicas e já realizamos. No segundo semestre, deveremos abrir o procedimento licitatório”, confirmou o diretor-presidente da Codern, Emerson Fernandes. Ele antecipou que o anteprojeto das obras está pronto e isso deverá dar celeridade à contratação da empresa que executará o serviço. A Codern irá adotar o Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que diverge das licitações usuais nestes tipos de empreendimentos por ser considerado um processo menos burocrático e que prioriza a abertura das propostas técnicas e de preços para depois avaliar a habilitação jurídica da empresa concorrente.

 

Vantagens

 

A expectativa da Codern é que, com a ampliação do cais do porto em 220 metros, além da liberação de aproximadamente sete mil metros quadrados com a relocação das famílias da Comunidade do Maruim, prevista para ocorrer em março de 2016, o Porto de Natal amplie sua área útil em 18 mil metros quadrados.

 

“Haverá maior segurança e mais consistências para as ações do Porto. Nós superamos, em 2014, o volume de exportação de frutas exportadas pelo Porto de Natal em relação aos Porto de Pecém e Fortaleza. Iremos superar ainda mais. Estamos trabalhando de forma rápida, pois os recursos estão escassos. O novo pátio será de fundamental importância para garantirmos novos negócios”, frisou Fernandes.

 

Oficialmente, a obra de colocação das defensas nos pilares da Ponte Newton Navarro recai sob o Governo do Estado, responsável pela execução da obra inaugurada em 2007. Entretanto, a Codern assumiu o serviço para não perder, ainda mais, oportunidades de negócios, pois, da forma atual, os grandes navios só entram e saem do Porto de Natal durante o dia, em decorrência dos riscos de colisão com os pilares. As defensas são estacas de proteção dos pilares, que impedem a colisão destes com os navios.

 

A licitação do Berço 4 e das defensas dos pilares da Ponte Newton Navarro deveria ter sido aberta ano passado. Entretanto, com as obras do Terminal de Passageiros do Porto de Natal, que atrasaram e não ficaram prontas em tempo hábil para a Copa do Mundo em Natal, uma série de problemas acessórios impediu a abertura dos demais procedimentos. De acordo com Emerson Fernandes, o ano de 2014 resultou, para a Codern, como um período dedicado exclusivamente à conclusão do Terminal de Passageiros e estruturação do novo processo de licitação.

 

(Fonte: Tribuna do Norte)

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