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Licitação das obras da Linha Verde Norte sai em dezembro

Conclusão do Eixo Metropolitano inicia em 2015. Mais duas licitações deve ser necessárias para completar a via

Desde 2002, quando o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) elaborou o projeto de urbanização da BR-476 (antiga BR-116), os curitibanos esperam pelo dia em que as obras do chamado Eixo Metropolitano, a Linha Verde, ficarão prontas de Norte a Sul. E entre idas e vindas, a Capital deverá dar mais um importante passo. É que o edital de licitação sobre a complementação da Linha Verde (Norte/Extensão Sul) será publicado na primeira quinzena de dezembro, caso não ocorram imprevistos.

 

De acordo com o Ministério das Cidades e a Prefeitura de Curitiba, os técnicos da Prefeitura pretendem enviar ainda esta semana à Caixa Econômica Federal os documentos sobre a complementação da Linha Verde. Com isso, o edital de licitação já seria publicado na primeira metade de dezembro.

 

Ao todo, serão destinados R$ 277,3 milhões para a Linha Verde, sendo R$ 179,3 milhões do governo federal — verba conseguida por meio do Programa de Mobilidade Urbana e Trânsito, Ação e Apoio a Sistemas de Transporte Público Coletivo Urbano. A diferença de R$ 98 milhões vai ficar a cargo do Executivo municipal, que utilizará recursos do  Orçamento da Prefeitura e de financiamentos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), além dos Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepac). As obras deverão ter início no ano que vem.

 

Como a fase sul está quase pronta, o foco agora é quase que total na parte norte, do viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral até o Trevo do Atuba. As obras foram divididas em quatro lotes, sendo que o primeiro, que está quase pronto, tem um custo de R$ 67,28 milhões e compreende aproximadamente dois quilômetros, entre a passarela metálica da UFPR e a passarela próxima ao viaduto do Tarumã (Avenida Victor Ferreira do Amaral). A última obra que falta para a entrega do trecho é a intervenção sobre o viaduto da Affonso Camargo, na divisa dos bairros Cristo Rei e Capão da Imbuia, com conclusão prevista para o final deste ano.

 

Na sequência, deverão começar as obras no trecho que fica entre o Viaduto do Tarumã e a ponte do Rio Bacacheri, na altura do Conjunto Solar. A intervenção, que tem um custo estimado de R$ 62 milhões, prevê a construção de uma trincheira, requalificação de calçadas, terminais e estações-tubo, ciclovias e bicicletários para integração com o transporte coletivo.

 

No ano que vem, mais duas obras referente à Linha Verde Norte deverão ser licitadas no 1º semestre. A primeira é a reforma completa do Viaduto Tarumã, que exigirá investimento de R$ 59,63 milhões. A outra é a licitação do trecho entre o Rio Bacacheri e o Atuba. A obra, que deverá ser dividade em duas fases, custará R$ 96,55 milhões. Por fim, para finalizar a obra, será licitado no 2º semestre de 2015 o último trecho da Linha Verde Sul, entre a Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e o Contorno Sul, com custo estimado em R$ 59 milhões.

 

(Fonte: Bem Paraná)

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