Notícias

Justiça suspende licitação da BR-101

Grupo, liderado pela EcoRodovias, venceu leilão realizado em janeiro, com deságio de 45%. Assinatura de contrato está suspensa por liminar

A Justiça Federal suspendeu a assinatura do primeiro contrato de concessão do governo Dilma Rousseff: os 476 quilômetros (km) da BR-101 entre o Espírito Santo e a Bahia, por suspeitas sobre a atuação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em relação ao vencedor do leilão, o consórcio Rodovia da Vitória, liderado pela EcoRodovias.

Em uma decisão repleta de críticas à agência, a juíza federal Maria Cecília de Marco Rocha concedeu liminar a pedido do Ministério Público Federal e do consórcio Rodovia Capixaba, que ficou em segundo lugar no leilão. O grupo perdeu a concessão por apenas R$ 0,00221 em relação à proposta vencedora. O consórcio é formado por seis empresas, como Rio Novo Locações, A. Madeira, Urbesa, Coimex, Tervap e Contek Engenharia.

Em nota, a EcoRodovias disse que “continuará tomando todas as medidas necessárias para assegurar a vitória”. Informou, ainda, que os questionamentos já foram “exaustivamente” analisados pela ANTT e pelo setor técnico do Tribunal de Contas da União (TCU), que aceitaram seus argumentos. A ANTT afirmou que vai cumprir a medida judicial.

A concessão da BR-101, que foi disputada por oito consórcios, foi classificada pelo governo como uma das obras prioritárias de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No balanço divulgado na semana passada, a concessão da estrada recebeu o selo de ritmo “adequado”.

Related posts
Notícias

Dispensa e inexigibilidade de licitação para registro de preços

Sistema de registro de preços é o conjunto de procedimentos para realização, mediante…
Read more
ArtigosNotícias

Contrato por escopo e o instrumento adequado para a sua prorrogação

A nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/22) trouxe expressamente a figura do contrato por escopo…
Read more
Notícias

Agenda Celic tem 29 licitações previstas entre 13 e 17 de maio

Período traz certames requisitados por diversos órgãos do governo estadual A licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *