Notícias

Justiça nega liminar e licitação do transporte coletivo segue suspensa

Processo licitatório foi suspenso em dezembro do ano passado. Empresa e município aguardam a decisão da justiça sobre o caso

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) não concedeu o efeito suspensivo da decisão que anula a licitação do transporte coletivo de Passo Fundo. O processo licitatório foi vencido pela Stadtbus Transportes, de Santa Cruz do Sul, ainda no ano passado. No entanto, a licitação foi suspensa por uma liminar deferida pela juíza Rossana Gelain, da 1ª Vara da Fazenda Pública, em dezembro de 2017. A liminar ocorreu por ação de improbidade administrativa, proferida pela Coleurb, que contesta a idoneidade dos então sócios da Stadtbus, que estariam proibidos de negociar com o poder público.

Entre as justificativas proferidas pela juíza na decisão, destaca-se a probabilidade de não aproveitamento dos funcionários que operam nas empresas privadas que atuam em Passo Fundo – Coleurb e Transpasso -, o que é considerado temerário para que a Stadtbus Transportes assuma de maneira imediata o novo sistema de transporte público. Na liminar, também é descrito o ingresso da ação da Coleurb junto à Comissão de Licitação por eventual responsabilidade criminal das partes envolvidas no processo licitatório.

A partir disso, a Stadtbus ingressou com um agravo de instrumento para poder suspender a decisão da juíza. De acordo com o procurador-geral do município, Adolfo Freitas, a Prefeitura aguarda o posicionamento do judiciário para dar prosseguimento ao processo licitatório. “Estamos esperando para tomar uma decisão, para ver se vamos fazer os recursos, se vamos ratificar ou retificar o edital. O assunto está voltando porque a justiça recém retornou do recesso e agora que começam a correr os prazos novamente”, explica. Através de sua assessoria jurídica, a Stadtbus disse que essa liminar poderá ser cassada na decisão da justiça sobre o caso. Além disso, a empresa diz que aguarda o andamento do processo judicial.

A Stadtbus venceu a licitação sem concorrência. A proposta da empresa tem valor da tarifa de R$ 3,03, R$ 0,22 a menos que o preço atual da passagem de ônibus.

(Fonte: Diario da Manhã)

Related posts
Notícias

Especialista explica porque mudança no edital de licitação da BR-381 vai atrair interessados

Professor da Fundação Dom Cabral fala da retirada do lote 8 e do novo atrativo para as empresas…
Read more
Notícias

Prevista para ser concluída em 2018, obra do Centro de Inovação de Brusque tem novo edital de licitação publicado

Obra chegou a ser considerada 98% concluída A retomada da obra de construção do Centro de…
Read more
Notícias

Pernambuco lança licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas

Confira quais municípios serão contemplados O Governo de Pernambuco abriu licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *