Notícias

Justiça mantém sessão pública da licitação do transporte para esta terça


Às 9h, ocorrerá a sessão pública para a abertura dos envelopes contendo propostas

O juiz titular da 14ª Vara Cível da Capital, Antonio Emanuel Dorea, concedeu contracautela, atendendo pedido da Prefeitura de Maceió e mantendo a licitação do transporte coletivo marcada para esta terça-feira (15), às 9h, no auditório da Procuradoria Geral do Município, conforme estabelecido em edital publicado no último dia 27 de julho. O prefeito Rui Palmeira, o secretário municipal de Governo, Ricardo Wanderley, e o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Tácio Melo, concedem entrevista coletiva no local.

Para o secrertário Ricardo Wanderley, a decisão resguarda o interese público. “Destacamos a sensibilidade e a celeridade com as quais o Dr. Emanoel Dorea tratou o assunto, garantindo o prosseguimento dessa licitação tão desejada e necessária ao usuário do sistema de transporte coletivo urbano de Maceió”, afirmou.

A decisão judicial suspende os efeitos de decisão cautelar da conselheira do Tribunal de Contas Rosa Albuquerque, que anunciara, no final da manhã desta segunda (14), a suspensão do certame licitatório. “O Município recorreu à Justiça por entender ser a decisão da conselheira discutível em seus fundamentos jurídicos, em função da consistência do processo licitatório em questão, alvo de intenso debate na sociedade e cujo edital foi construído em colaboração com organismos como Ministério Público de Alagoas e Ministério Público de Contas de Alagoas”, explicou Wanderley.

Às 9h, ocorrerá a sessão pública para a abertura dos envelopes contendo as propostas das empresas interessadas na concorrência.

De acordo com o superintendente da SMTT, Tácio Melo, uma vez que a licitação possui caráter público, qualquer membro da população poderá comparecer ao evento para presenciar a realização desta fase do certame. “As empresas podem entregar seus envelopes com as propostas até amanhã e a abertura será realizada na frente de todos. Cada empresa ou consórcio apresentará um envelope com as propostas comercial e técnica e outro com a documentação de habilitação”, explica.

Ainda segundo o superintendente, a licitação possui como vantagem a existência de um contrato que garantirá ao poder público um maior controle sobre a qualidade dos transportes ofertados à população. “As empresas ou consórcios podem concorrer aos quatro lotes em que a cidade foi dividida, mas se forem aprovadas em mais de um lote só poderão assumir um, para que não fique sobrecarregada”, detalha.

O edital já prevê algumas melhorias significativas para quem utiliza o transporte coletivo diariamente, dentre elas a circulação de microônibus em regiões onde os ônibus convencionais não conseguem entrar, o sistema de integração temporal, 20% da frota completamente nova já no primeiro ano e todos os ônibus com elevadores e dois espaços para uso de pessoas com deficiência.

Após o recebimento das propostas, o próximo passo do processo licitatório será a análise, classificação das empresas ou consórcios. As empresas terão o prazo de seis meses para a adequação à fase operacional.

(Fonte: Tribuna Hoje)

Related posts
Notícias

Especialista explica porque mudança no edital de licitação da BR-381 vai atrair interessados

Professor da Fundação Dom Cabral fala da retirada do lote 8 e do novo atrativo para as empresas…
Read more
Notícias

Prevista para ser concluída em 2018, obra do Centro de Inovação de Brusque tem novo edital de licitação publicado

Obra chegou a ser considerada 98% concluída A retomada da obra de construção do Centro de…
Read more
Notícias

Pernambuco lança licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas

Confira quais municípios serão contemplados O Governo de Pernambuco abriu licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *