Notícias

Justiça bloqueia bens do prefeito de Aparecida por contratação sem licitação na saúde

Medida também afeta secretário de administração, Domingos Léo Monteiro, e a organização social contratada, a Saec. MP aponta que situação não caracterizava estado de emergência capaz de justificar dispensa de licitação.

A Justiça determinou o bloqueio de bens do prefeito de Aparecida (SP), Ernaldo César Marcondes (MDB), pela contratação de uma organização social para atendimento em postos de saúde sem licitação. A decisão, em caráter liminar, também impõe a mesma sanção ao secretário de administração, Domingos Léo Monteiro, e à contratada para o serviço, a Saec. Os denunciados por improbidade negam irregularidades. (leia mais abaixo)

A decisão do último dia 5 de junho é assinada pela juíza Luciene Belan Ferreira Allemand, da 1ª Vara de Aparecida. Nela, a juíza argumenta que a medida de indisponibilidade de bens é justificada para “assegurar o postulado ressarcimento ao erário”.

A ação por improbidade administrativa foi movida pelo Ministério Público, que apurou que o prefeito autorizou a dispensa de licitação para contratar a Sociedade Amiga e Esportiva do Jardim Copacabana (Saec) para o atendimento emergencial na rede de atenção básica de saúde do município. A contratação aconteceu em dezembro de 2018, no valor de R$ 3,3 milhões.

O MP aponta que a situação não caracterizava estado de emergência ou calamidade pública capaz de dispensar a licitação e que a justificativa teria sido forjada. No inquérito civil, a prefeitura justificou a contratação por causa da suspensão do contrato firmado com a Organização Social Gamp. A Justiça suspendeu o contrato com a gestoria anterior, a Gamp, no fim de agosto de 2018.

No processo, o MP argumentou que, entre a suspensão da Gamp e a contratação da Saec, havia tempo suficiente para fazer a licitação, o que não caracteriza o caráter emergencial. Além disso, afirma que a Saec não teria capacidade técnica para prestação do serviço contratado.

No processo de improbidade administrativa, a promotoria quer ainda que a Justiça anule o contrato e que seja feito o ressarcimento aos cofres públicos em R$ 3,3 milhões. Também pediu à Justiça que prefeito e secretário percam os cargos públicos e a suspensão dos direitos políticos deles entre cinco e oito anos.

Outro lado
Procurada, a Prefeitura de Aparecida informou que adotou a medida para não paralisar os serviços de saúde prestados à população e que todos os serviços foram realizados, o que não teria causado prejuízo aos cofres públicos.

A administração acrescentou ainda que todas as informações necessárias estão sendo prestadas à Justiça.

Por nota, a Saec manifestou “surpresa e profunda tristeza” pelo processo por improbidade administrativa. Além disso, a organização social informou que a prefeitura é a responsável pela legalidade do contrato emergencial.

(Fonte: G1 – Vale do Paraíba e Região)

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Publicado em 20 de junho de 2019.

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *