Notícias

Justiça anula resultado de licitação para obras no porto do Rio de Janeiro

Vencedores participaram da organização do concurso

A juíza Maria Teresa Pontes Gazineu, da 2ª Vara da Fazenda Pública da capital, acolheu os pedidos do Ministério Público Estadual e anulou o resultado do concurso público “Porto Olímpico” relativamente ao primeiro e ao segundo colocados.

O pedido liminar feito pelo MP deve-se ao fato de João Pedro Backheuser e Flávio Oliveira Ferreira, respectivamente primeiro e segundo colocados na licitação, serem membros do Conselho Deliberativo do Instituto de Arquitetos do Brasil, que foi a entidade responsável pela organização e realização da licitação.

Além de anular o resultado do concurso em relação a ambos, a juíza concedeu antecipação de tutela para determinar que o Instituto Municipal Pereira Passos e o município do Rio de Janeiro se abstenham de efetivar a contratação dos dois.

Ela ainda declarou nula a participação de João Pedro e de Flávio no concurso público e os condenou a restituir ao município os valores, corrigidos, recebidos a título de premiação pela escolha de seus projetos. O edital do concurso previa premiações entre R$ 20 mil e R$80 mil para os quatro melhores projetos. O artigo 9º, da Lei 8.666/93, proíbe a participação em licitações dos dirigentes da entidade responsável pela licitação.

De acordo com a ação civil pública encaminhada pelo MP, o órgão recebeu diversos questionamentos a respeito da participação dos dois membros do Instituto que, no final, acabaram vencedores. Ainda segundo o MP, existem atas comprovando que eles participaram de reuniões onde se discutiu sobre a realização e organização do concurso meses antes de o edital ser publicado, mostrando que os demais participantes não concorreram em pé de igualdade com João Pedro e Flávio.

O concurso público “Porto Olímpico” visa selecionar a melhor proposta arquitetônica e de urbanização para as instalações olímpicas e seu entorno localizados na Região Portuária do Rio de Janeiro.

 

(Fonte: R7)

Related posts
Notícias

Especialista explica porque mudança no edital de licitação da BR-381 vai atrair interessados

Professor da Fundação Dom Cabral fala da retirada do lote 8 e do novo atrativo para as empresas…
Read more
Notícias

Prevista para ser concluída em 2018, obra do Centro de Inovação de Brusque tem novo edital de licitação publicado

Obra chegou a ser considerada 98% concluída A retomada da obra de construção do Centro de…
Read more
Notícias

Pernambuco lança licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas

Confira quais municípios serão contemplados O Governo de Pernambuco abriu licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *