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JBS se interessa pela ferrovia Estrela D’Oeste-Dourados

Se o governo dilatar o prazo a licitação fica só para 2016. Assim, a ferrovia ficaria pronta só em 2020.

Empresas que fazem estudos complementares devem pedir mais prazo ao governo para concluir projetos

 

O ex-secretário de Fazenda do Governo do Estado, Mário Sérgio Lorenzetto, revelou na sua coluna da semana passada do site Campograndenews que o trecho da futura ferrovia que ligará Dourados a Estrela do Oeste (SP) foi um dos que maior interesse despertou entre os empresários que disputarão a concessão para operação.

 

Segundo ele, vinte grupos empresariais estão interessados na concessão dos seis trechos ferroviários brasileiros a serem leiloados no ano que vem. Um deles é a J&F, empresa dona da JBS, que tem frigoríficos em Dourados (suínos), Caarapó (avesl), Ponta Porã, Naviraí, Coxim, Sidrolândia, Campo Grande e Nova Andradina.

 

Em Dourados, a JBS tem uma unidade grande, de abate e processamento de suínos, que produz inclusive todo o bacon utilizado pelo Mcdonalds no Brasil. Além disso, um dos centros de distribuição da empresa fica na cidade.

 

A notícia ruim é que os estudos complementares autorizados pelo Governo Federal em agosto nem começaram ainda. Segundo o colunista, as 13 empresas que vão estudar o trecho pedirão ao governo, após o período eleitoral, mais oito meses para concluir o levantamento.

 

Os estudos de complementação e viabilidade técnica para subsidiar a implantação da infraestrutura no trecho, que vão desde o impacto ambiental até a o cronograma de execução física, deveriam ser em abril de 2015. Se o governo dilatar o prazo a licitação fica só para 2016. Assim, a ferrovia ficaria pronta só em 2020.

 

O governo delegou à empresas terceiras a responsabilidade pelos estudos porque estava sofrendo muitas críticas dos empresários por supostamente terem investimentos subestimados. A empresa vencedora vai receber pelo projeto da construtora que vencer o leilão para a construção da ferrovia.

 

A escolha do projeto será feita por uma comissão de seleção formada por membros do Ministério dos Transportes, EPL (Empresa de Planejamento e Logística), ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e Valec Engenharia e Construções e Ferrovias S.A.

 

O trecho ferroviário planejado entre Estrela D’Oeste (SP) e Dourados, denominado EF 267, é um ramal da Ferrovia Norte-Sul, que liga o Brasil do Maranhão ao Rio Grande do Sul. A EF 267 tem 659 quilômetros e corta 19 cidades de São Paulo e MS, sendo sete no trecho Brasilândia-Dourados. O investimento previsto é de R$ 2,9 bilhões.

 

(Fonte: Agora MS)

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