Notícias

“Itabuna dá um passo à frente ao regulamentar nova Lei de Licitações”, diz representante do TCM/BA

Um curso foi destinado aos servidores públicos municipais que atuam nos processos de licitação

“Itabuna saiu à frente de outros municípios baianos ao regulamentar a nova Lei de Licitações que permite melhor planejamento, gestão e fiscalização contratual na Administração pública direta, autárquica e fundacional”. A afirmação é do chefe da Assessoria Jurídica do Tribunal de Contas do Município da Bahia (TCM-BA), Alessandro Prazeres Macedo, ao ministrar o “Curso da Nova Lei de Licitação e Contratação Pública: parte prática” na cidade.

O curso de capacitação promovido pelo Comitê Técnico-Jurídico, aconteceu nos dias 14 e 15, no campus da UNEX, no Bairro Lomanto. Foi destinado aos servidores públicos municipais que atuam nos processos de licitação, gestão e fiscalização de contratos. Segundo o palestrante, o treinamento serviu para que os representantes do município entendam suas dificuldades, se adaptem ao novo modelo de licitações e contratos e as novas alternativas para a Administração pública.

“Um curso dessa natureza, com aulas práticas por meio de oficinas, além de atender aos interesses da administração no sentido da execução de atividades públicas e essenciais, proporciona meios para atender ao público, naquilo que é o interesse da sociedade como um todo”, pontuou.

O secretário municipal de Fazenda e Orçamento, Davi Dultra, ao destacar a importância do treinamento, lembrou que a iniciativa do prefeito Augusto Castro (PSD) se reflete na valorização tanto profissional quanto pessoal do servidor público. “Uma das principais preocupações dele, desde o início de sua gestão tem sido essa”, reforçou.

O titular da Fazenda acrescentou que capacitar o funcionário público é mais que necessário, é imprescindível. “Porque, se ele é bem preparado, tem condições de crescer profissionalmente e prestar o melhor serviço que o público merece e precisa”, argumentou.

Davi lembra que esta é a segunda etapa do Curso da Nova Lei de Licitação e Contratação Pública. A primeira foi realizada no ano passado.
A chefe de Licitação da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Laiane Lima, também destacou a importância da formação para os responsáveis pelo processo licitatório municipal. Ela diz que o município ganha pelo serviço que passa a ter mais segurança às informações ao Tribunal de Contas, mas principalmente pela eficiência do serviço.

Ela afirmou ainda que o município de Itabuna, ao sair à frente, passa a ser reconhecido por sua capacidade operacional, com baixos níveis de notificações e sanções pelo próprio TCM-BA, com contas aprovadas unanimemente. “É um momento importante e de evolução, pela qualificação de todos os responsáveis pelo processo de licitação municipal e pela qualidade do serviço que o município presta à sociedade”.

(Fonte: Diario Bahia)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *