Com a assinatura do convênio com a Caixa Econômica Federal, a administração pública está apta a abrir os processos de licitação para a contratação das obras.
Capital recebe recursos para obras de seis corredores preferenciais de ônibus e BRT Goiás Norte-Sul. A implantação de 46,5 quilômetros, destinados à circulação do transporte coletivo, vai beneficiar 601.164 pessoas por dia
A Prefeitura de Goiânia firmou convênio com a Caixa Econômica Federal na tarde de sexta-feira (22), e receberá recursos para obras de mobilidade urbana. Com a presença do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e da superintendente regional da Caixa, Marise Fernandes de Araújo, o prefeito Paulo Garcia assinou documento que libera R$ 145.323.461 para a implantação de corredores preferenciais de ônibus na Capital e R$ 70 milhões para as obras do BRT Goiás Norte-Sul.
Oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Pacto pela Mobilidade, os recursos serão aplicados na implantação de seis faixas preferenciais de ônibus, que vão beneficiar as avenidas T-7, T-9, 85, Independência, T-63 e 24 de outubro, e em parte das obras do BRT Goiás Norte-Sul.
Durante a solenidade, a superintende da Caixa, Marise Fernandes de Araújo, destacou que o prefeito Paulo Garcia vai implantar obras fundamentais de infraestrutura para a cidade. Com a assinatura do convênio com a Caixa Econômica Federal, a administração pública está apta a abrir os processos de licitação para a contratação das obras.
Corredor da T-7
A primeira licitação será para a execução do projeto na Avenida T-7, a segunda principal via da cidade em atendimento ao transporte coletivo, após a avenida Anhanguera. Pelo local, circulam oito linhas de ônibus, que atendem 103.391 pessoas diariamente. A previsão da Prefeitura de Goiânia é que os demais editais de licitação sejam lançados ainda no segundo semestre, contemplando as outras cinco obras dos corredores.
Conforme o prefeito Paulo Garcia, Goiânia passa por um momento histórico em execução de obras, principalmente para a mobilidade urbana. “Desde a década de 30, o País priorizou o carro, uma contradição que gerou, nos dias atuais, problemas no ir e vir dos cidadãos brasileiros. Agora, a presidente Dilma Rousseff atende a um anseio do Brasil, que, ao longo das décadas de 80 e 90, teve suas cidades planejadas para o automóvel e faz história em favor do nosso povo”, ressaltou.
Prioridade
Paulo Garcia reforça que o planejamento do trânsito é prioridade para a Prefeitura de Goiânia, que está promovendo obras estruturais e projetos que vão dar fluidez ao transporte coletivo e organizar o trânsito, garantindo uma melhor mobilidade urbana para as próximas décadas.
A presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Patrícia Pereira Veras, afirma que este é um trabalho inédito para a Capital, que se organizou e desenvolveu projetos para receber os recursos do governo federal para a implantação de corredores preferenciais de ônibus.
De acordo com ela, essas obras vão requalificar o espaço urbano, garantindo mais fluidez ao transporte coletivo, reduzindo o tempo de viagem dos ônibus, e uma reestruturação viária com espaços democráticos para pedestres, ciclistas e veículos particulares.
Patrícia explica que o corredor preferencial da Avenida T-7 terá 10,4 quilômetros de extensão, que vão receber novo recapeamento, ciclovia, abrigos com assentos, acessibilidade, sinalizações, iluminação. A previsão da Prefeitura de Goiânia é que os demais editais de licitação sejam lançados ainda neste segundo semestre, contemplando as outras cinco obras dos corredores.
Com as seis obras dos corredores, a Capital terá 46,5 quilômetros destinados à circulação dos ônibus, que vão promover a integração de 66 linhas, beneficiando 601.164 usuários do transporte coletivo por dia.
(Fonte: DM)