Notícias

Investigação aponta que genro do rei da Espanha desviou € 5,8 milhões

O desvio de fundos descrita pela Procuradoria em seus relatórios consistia em que, uma vez obtidas –sem licitação prévia– as incumbências

 

A Procuradoria Anticorrupção espanhola cifrou em € 5,8 milhões o dinheiro que Iñaki Urdangarin, genro do rei Juan Carlos 1º da Espanha, e seu sócio Diego Torres teriam recebido de maneira irregular quando dirigiam o Instituto Nóos.

Essa quantidade é praticamente idêntica à que, nesse mesmo período, o Instituto recebeu de organismos públicos espanhóis.

A mecânica do desvio de fundos descrita pela Procuradoria em seus relatórios consistia em que, uma vez obtidas –sem licitação prévia– as incumbências, o Instituto Nóos encomendava os trabalhos a sociedades mercantis de propriedade dos próprios Urdangarin e Torres.

O promotor Pedro Horrach declarou que o genro do rei e seu sócio “terceirizam a si próprios” para desenvolver um trabalho encomendado ao Instituto Nóos, “aparentemente uma associação sem fins lucrativos”, embora “o que derive dessa subcontratação seja precisamente a concorrência de um ânimo desmedido por lucro”.

Lucros, aliás, que eram significativos, segundo o representante do Ministério Público espanhol, já que a Nóos apresentava “orçamentos fictícios” e fixava preços “totalmente desproporcionais”.

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *