Notícias

Companhia Docas de São Paulo quer licitar dois novos terminais

Em 2012, a Codesp também planeja fazer o lançamento de duas grandes licitações, que vão ampliar ainda mais a capacidade de Santos

Em 2012, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) também planeja fazer o lançamento de duas grandes licitações, que vão ampliar ainda mais a capacidade de Santos. Uma delas é Prainha, na margem esquerda do porto. Inicialmente desenhado para movimentação de contêineres, o terminal será destinado ao transporte de veículos e outras cargas chamadas ro-ro (roll-on roll-off, que são cargas levadas para dentro dos navios ou retirada deles sobre pneus).

Quem vencer a licitação vai ter de construir um estacionamento verticalizado, como os de Hong Kong. O terminal deve ocupar uma área de 200 mil metros quadrados (m²) e 550 metros de cais. Deve ser construído ao lado do Terminal de Exportação de Veículos (TEV), administrado pela Santos Brasil.

O outro terminal é o Conceiçãozinha, que já tem projeto básico, mas ainda precisa de um estudo de viabilidade.

O projeto desse terminal é mais complexo por conta de um rio que passa dentro da área prevista para a construção, o que deve dificultar, por exemplo, a obtenção das licenças ambientais.

O Conceiçãozinha será destinado à movimentação de contêineres. “Os dois projetos resolverão um problema social grande, já que as áreas nas quais serão construídos hoje são invadidas”, diz o presidente da Codesp, José Roberto Correia Serra.

Para tirar os empreendimentos do papel, no entanto, o poder público terá de encontrar uma solução para as centenas de famílias que vivem na região. A expectativa é que cada projeto tenha investimentos da ordem de R$ 600 milhões.

Antes da licitação, no entanto, os estudos deverão passar pelo aval da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Somente depois da aprovação dos dois órgãos, os leilões serão realizados. /R.P.

 

(Fonte: Estadão)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *