Notícias

Indústria de jogos eletrônicos terá perfil traçado por pesquisa da Fusp

A indústria brasileira de jogos eletrônicos terá o seu perfil traçado por uma pesquisa da Fusp. A instituição foi a vencedora da licitação aberta pelo BNDES.

Rio de Janeiro – A indústria brasileira de jogos eletrônicos terá o seu perfil traçado por uma pesquisa da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp). A instituição foi a vencedora da licitação aberta pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O levantamento tem o objetivo de contribuir para a criação de políticas públicas de desenvolvimento do setor. O prazo de conclusão é previsto para 2012.

O professor do Departamento de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Esteban Clua, disse que o mercado nacional de jogos eletrônicos (games) vem crescendo nos últimos anos e a pesquisa da Fusp permitirá que se tenha dados detalhados do setor. Segundo ele, a participação brasileira no mercado mundial de games cresceu de 0,2% do total, em 2009, para cerca de 2% atualmente, em termos de vendas legais.

Clua estimou que o mercado de jogos eletrônicos nacional acumulou um faturamento de vendas, no ano passado, em torno de R$ 2 bilhões. Hoje, 51 empresas atuam no setor e são cadastradas na Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames).

O professor da UFF declarou, contudo, que esse número pode ser bem maior, levando em conta que muitas empresas de tecnologia da informação e de mídias digitais começaram a desenvolver jogos. “É um novo filão a ser explorado, não só economicamente, mas também como uma nova mídia, para treinamento de empregos, como simuladores, em ambientes de realidade virtual, todos usando tecnologia de videogames”.

Embora continue destinando parte da produção para o exterior, o mercado interno de games “é forte”, disse Clua. Estudo recente feito nos Estados Unidos aponta o Brasil entre os quatro maiores consumidores na área de jogos, atrás da Alemanha, Rússia e dos Estados Unidos. A pesquisa não incluiu a China e a Coreia. “O Brasil tem 39 milhões de jogadores ativos, o que tem feito com que muitas empresas grandes fiquem de olho aberto no nosso país”.

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *