Notícias

GDF forma comitê para discutir transporte público no Cruzeiro

Escolha dos 14 membros ocorre nesta quinta, no Centro Educacional 02. Região está na bacia 1 do novo sistema, que ainda não está definida.

 

A Administração Regional do Cruzeiro, no Distrito Federal, vai criar nesta quinta-feira (23) um comitê para discutir o transporte coletivo da região. Serão 14 membros voluntários, que se reunirão com gestores do sistema quando convocados. O encontro acontece às 19h30, no Centro Educacional 02.

Diretora de Serviços Públicos da administração, Darli Máximo diz que a iniciativa permite que a comunidade repasse diretamente as demandas dela ao governo, melhorando a qualidade do serviço prestado. O Cruzeiro é a 25ª região do DF a ganhar o comitê.

A criação do grupo foi instituída por uma lei distrital de 1992, que prevê que todas as regiões administrativas tenham o instrumento com o objetivo de ampliar a participação da população nas decisões, planejamentos e execução das ações estabelecidas para o transporte de onde vivem.

Novo sistema

No início do ano passado o GDF anunciou a abertura de edital para a troca de quase 90% dos ônibus que fazem transporte coletivo. Na época, segundo o DFTrans, quase metade da frota tinha mais de sete anos e não deveria estar em circulação.

As linhas de ônibus foram divididas em cinco grandes regiões. Cada uma será explorada por uma empresa ou consórcio de empresas. As vencedoras poderão explorar as linhas por dez anos, renováveis pelo mesmo período. De acordo com o edital, cada empresa terá entre 18 e 23% da frota.

O Cruzeiro integra a área da bacia 1, que ainda não está definida. Duas empresas apresentaram proposta para administrá-la, mas o GDF não informou quando haverá análise. Já os contratos das bacias 3 e 4 foram suspensos pela 21ª Vara Federal, que disse que o governo deveria avaliar o que foi apresentado por outra empresa.

 

Brasília, Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho II, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal também estão na bacia 1, que é a menor bacia e terá frota de 417 ônibus.

 

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Dispensa e inexigibilidade de licitação para registro de preços

Sistema de registro de preços é o conjunto de procedimentos para realização, mediante…
Read more
ArtigosNotícias

Contrato por escopo e o instrumento adequado para a sua prorrogação

A nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/22) trouxe expressamente a figura do contrato por escopo…
Read more
Notícias

Agenda Celic tem 29 licitações previstas entre 13 e 17 de maio

Período traz certames requisitados por diversos órgãos do governo estadual A licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *