Notícias

Futebol brasileiro: É possível reformular a CBF

Governo, Poder Legislativo e os clubes têm agora a oportunidade de se unir e dar mais transparência a uma entidade privada que deve satisfações à cultura nacional

SÃO PAULO – Alvíssaras! Ricardo Teixeira não é mais presidente da CBF. Mídia social, jornalistas esportivos, jogadores e amantes do futebol celebraram nesses dias sua queda.

Lamento apenas que o afastamento tenha sido voluntário e não imposto. A decisão de Teixeira foi obviamente decorrente da perda de apoio do maior aliado, a Fifa, e da pressão da presidente Dilma por meio das investigações da Polícia Federal. Se esses dois atores não tivessem, por motivos distintos, resolvido tirar o apoio institucional ao até então todo-poderoso do futebol brasileiro, ele ainda ficaria no comando por muito tempo. E esse é o grande problema da CBF: ela se acha intocável. Faz o que quer, como quer e nunca dá satisfação. Pelo menos foi assim até hoje. O fim da era Teixeira é significativo, pois mostra os limites dessa presunção. De agora em diante, ainda que as regras não mudem, a CBF deve explicações aos brasileiros.

Sendo uma entidade autônoma com regras próprias, é praticamente impossível uma intervenção na sua administração. Governa com apoio das federações estaduais num sistema arcaico de representação “federativa”. Os clubes nunca ousaram participar ativamente, muitos deles por medo da fúria vingativa do ex-presidente. A eles foi imposta a necessidade da profissionalização – nem sempre com sucesso –, mas federações e a CBF continuam tão arcaicas quanto sempre foram.

Aproveitemos o momento, juntando a crise da CBF com a Copa, para mudar. Os que defendem sua atual estrutura somam alguns importantes resultados, no campo, à transformação financeira da CBF em empresa lucrativa em decorrência da valorização da marca da seleção brasileira. De fato, são resultados positivos. Então, por que a celebração nacional pelo afastamento de Teixeira?

Related posts
Notícias

Recife abre licitação para instalar 42 mil placas de rua em todas as vias da cidade

Prazo para finalização do serviço varia entre um e sete anos, a partir da assinatura do…
Read more
Notícias

Cordeirópolis abre licitação para venda de 12 terrenos

A Prefeitura Municipal de Cordeirópolis anunciou a abertura de licitação para a venda de 12…
Read more
Notícias

Últimos dias para inscrição em licitação para seleção de permissionários para o novo Mercado Municipal da Jurema

Comerciantes e microempreendedores individuais (MEI), têm até o próximo dia 13 de maio, até no…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *