Notícias

Ex-prefeito de SC é condenado por fraudar licitação para avaliar qualidade da água


Segundo a Justiça, outros três funcionários públicos também tiveram envolvimento no caso

O ex-prefeito de Fraiburgo, no Meio-Oeste de Santa Catarina, e três servidores públicos foram condenados por fraudar a licitação do contrato de coleta e avaliação da qualidade da água distribuída no município. O laboratório responsável pela análise também foi alvo da decisão, que cabe recurso junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

De acordo com a ação, entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014, houve um direcionamento no processo para que o laboratório, que pertencia ao responsável pelo departamento municipal de água e esgoto do município, ganhasse a licitação. Conforme a Justiça, o prefeito, mesmo ciente das irregularidades da empresa e sua representante, autorizou e homologou o processo licitatório.

A pessoa responsável por analisar as propostas, por sua vez, teria desclassificado a empresa concorrente, mesmo ciente que ela atendia aos requisitos propostos no edital, além de apresentar a melhor proposta. O grupo recorreu da decisão, mas, de acordo com o processo, a arquitetura do direcionamento contou com o apoio do procurador do município que, ao emitir o parecer jurídico, disse que a empresa desclassificada fundamentou de maneira evasiva e ignorou as ilegalidades apontadas. O prejuízo aos cofres públicos, segundo a Justiça, foi de mais de R$ 50 mil.

Os réus foram condenadas por improbidade administrativa pela 2ª Vara da comarca de Fraiburgo e terão que pagar, solidariamente, R$ 52,2 mil cada a título de ressarcimento ao erário, com juros e correção monetária. Eles também terão que pagar o mesmo valor como multa civil.

As pessoas físicas tiveram os direitos políticos suspensos por quatro anos. Já os que tinham vínculo com a prefeitura, tiveram a perda dos cargos público.

(Fonte: NSC Total)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *