Notícias

Ex-diretor diz que Hélio Costa tentou sucatear Correios

Estratégia incluía criação de empresa de aviação junto com setor privado.

 

 

O ex-diretor dos Correios Pedro Magalhães Bifano acusou o ex-ministro das Comunicações e senador Hélio Costa (PMDB-MG) de ser o “responsável por sucatear” a estatal. Em entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo”, Magalhães afirmou ainda que a intenção de Costa era transformar os Correios em uma Sociedade Anônima (S.A.) e assim poder contratar serviços sem licitação.

“Ele (Costa) é o responsável pelo sucateamento dos Correios. Ele ficou tentando fazer Lula assinar à força aquela medida provisória dos Correios S.A.. (Era) Para sair da 8.666 (Lei de Licitações). Eles queriam que os Correios fossem sócios de empresas privadas. Era para criar uma empresa de aviação e uma de logística em conjunto com o setor privado”.

Pedro Magalhães também disse na entrevista que a redução dos investimentos nos Correios foi proposital “para mostrar que o sistema não funciona”. As dificuldades, segundo o ex-diretor, foram sentidas em vários setores, principalmente o de entrega de correspondências e encomendas. “O transporte dos Correios é muito pulverizado. Nós ficamos dois anos sem comprar carro. Faltando carro, faltando carteiro, faltando tudo. A gente pedia vaga, pedia carro, mas eles mandavam segurar”, declarou.

O ex-diretor contou que as ordens partiam do presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, que muitas vezes agia “usando o nome do Hélio Costa”.

Segundo Magalhães, só após a crise envolvendo suspeitas de lobby contra a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, justamente em contratos com os Correios, é que a direção da estatal decidiu se empenhar em resolver os problemas de gestão. “Quando a coisa começou a apertar, quando começou a estourar a falta de carteiro, veio a crise. Aí começaram a correr para contratar carteiro, fazer concurso público”, disse.

Pedro Magalhães disse que só resolveu falar agora porque foi acusado pela direção por ter vazado para a imprensa as investigações sobre as denúncias de lobby na Casa Civil.[HÉLIO COSTA] “Um negócio que não era da minha área, do qual eu não participei. Não posso aceitar isso”, afirmou.

RESPOSTA. O senador e ex-ministro Hélio Costa foi procurado pela reportagem de O TEMPO, mas não retornou às ligações. Assessores próximos ao ex-ministro afirmaram que ele está viajando. Costa tem sido pouco visto desde que perdeu as eleições.

(Fonte: Jornal o Tempo)

 

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *