Notícias

Estados produtores recorrerão ao STF caso veto à lei dos royalties seja derrubado

O dispositivo que alterava as licitações já realizadas, foi vetado por Dilma — ponto da lei que a maioria do Congresso pretende derrubar.

Os governos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, estados que recebem royalties pela exploração de petróleo em alto mar, recorrerão ao STF (Supremo Tribunal Federal), caso o Congresso Nacional derrube os vetos presidenciais ao projeto de redistribuição dos recursos aprovados pela Câmara e pelo Senado. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (28/2) pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

 

“Se essa violência for perpetrada contra nossos estados, pelo Congresso, recorreremos ao Supremo Tribunal Federal”, disse Ferraço. Segundo ele, a expectativa é que o STF reconheça e considere “justa” a compensação financeira ao Espírito Santo e Rio de Janeiro pela exploração de petróleo.

 

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) destacou que defenderá, na sessão do Congresso marcada para o dia 5, a preservação do veto presidencial sobre a distribuição dos royalties aos estados. A votação foi agendada após o Supremo ter cassado a liminar que obrigava o Congresso a votar em ordem cronológica os mais 3,2 mil vetos parados na Casa, o que trancava a pauta e impedia a análise da Lei dos Royalties e do Orçamento de 2013.

 

No que diz respeito a um recurso ao STF, o parlamentar espera que a AGU (Advocacia-Geral da União) entre com o recurso na Suprema Corte com os governos dos estados produtores. “Foi com base no parecer da AGU que a presidenta Dilma [Rousseff] decidiu pelo veto”, frisou Dornelles.

 

Ao promulgar a Lei dos Royalties, a Presidência da República optou por restringir a redistribuição dos recursos aos contratos que ainda não haviam sido firmados. O dispositivo que alterava as licitações já realizadas, foi vetado por Dilma — ponto da lei que a maioria do Congresso pretende derrubar.

Related posts
Notícias

CANOAS | ASM, que venceu licitação para gestão do HU, doa cinco UTI para cidade enfrentar a enchente

Entidade baiana mandou ofício ao prefeito de Canoas oferecendo os equipamentos e o transporte deles…
Read more
Notícias

PBH abre licitação de passarela para ligar Odilon Behrens à UPA Noroeste

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu licitação para a construção da passarela em estrutura…
Read more
NotíciasUncategorized

Prefeitura abre licitação para instalar 50 novos radares em vias de Piracicaba; veja locais

Equipamentos vão realizar controle de velocidade de veículos, avanço de sinal vermelho e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *