Notícias

Estado promete iniciar obras da Linha 18-Bronze até novembro

Apenas um grupo participou da licitação, cuja proposta foi apresentada ontem. 

O governo do Estado promete iniciar até novembro as obras da Linha 18-Bronze do Metrô, monotrilho que ligará a Capital a São Bernardo, passando também por São Caetano e Santo André. A previsão é que o ramal, com 15,7 quilômetros de extensão, fique pronto até o fim de 2018. O investimento total será de R$ 4,2 bilhões.

 

Apenas um grupo participou da licitação, cuja proposta foi apresentada ontem. O Consórcio ABC Integrado propôs à Secretaria de Transportes Metropolitanos o recebimento de contraprestação anual de R$ 315,9 milhões, valor 0,27% menor que o previsto em edital. Esse montante será pago pelo Estado durante os 25 anos de contrato como remuneração pela construção e, posteriormente, operação da linha. O consórcio é integrado pelo grupo Primav – do qual fazem parte a empreiteira CR Almeida e a EcoRodovias –, e pelas construtoras Cowan e Encalso. A operação do monotrilho ficará sob responsabilidade da Benito Roggio Transportes, que administra o metrô de Buenos Aires, na Argentina.

 

O secretário Jurandir Fernandes explica que, caso não haja problemas com a documentação apresentada pelo consórcio, a assinatura do contrato pode demorar entre 30 e 60 dias. “Existem alguns processos burocráticos que precisam ser cumpridos, como a formação, na Junta Comercial, da SPE (Sociedade de Propósito Específico), além de obter nos bancos garantias econômicas”, detalha.

 

As desapropriações também devem ser iniciadas em quatro meses, mas o Metrô ainda não possui levantamento de quantos terrenos terão de ser utilizados para montagem de canteiros de obras ou para dar lugar às estruturas dos trilhos e estações. O Eia/Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) da obra previa necessidade de retirar aproximadamente 203 mil metros quadrados de propriedades, divididas em 17 blocos.

 

Fernandes salienta que o começo das obras não está atrelado a esse processo. “Para construção do Pátio Tamanduateí, por exemplo, não precisa de desapropriações. Aquela área já é nossa (do Estado). Enquanto fazemos a obra lá, podemos desapropriar em outro ponto.” As remoções ficarão sob responsabilidade da concessionária, que, posteriormente, será reembolsada pelo Estado.

 

Para o deputado estadual Orlando Morando (PSDB), integrante da comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa, a conclusão da licitação representa a garantia de que o Metrô chegará ao Grande ABC. “Esse era o passo que faltava. É um processo moroso, que gera muita expectativa, mas a magnitude do investimento justifica isso.”

 

A abertura das propostas estava prevista para acontecer em abril, mas o certame havia sido suspenso após o TCE (Tribunal de Contas do Estado) acatar questionamentos sobre a formulação do edital.

 

CARACTERÍSTICAS

 

A Linha 18-Bronze terá 13 paradas e ligará as estações Tamanduateí, na Capital, e Djalma Dutra, no Centro de São Bernardo. A demanda inicial prevista é de 314 mil passageiros por dia, chegando a 342 mil depois de cinco anos. O sistema será operado por 26 composições, compostas por cinco vagões cada uma. Cada trem terá capacidade aproximada de 800 pessoas.

 

 

 

(Fonte: DGABC)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *