Notícias

Estacionamento rotativo: Licitação é lançada em Tubarão

Documento estabelece concessão de dez anos. O início das operações deve ocorrer 60 dias após a assinatura do contrato com a empresa vencedora

Tubarão

A falta de rotação das vagas disponíveis para o estacionamento rotativo no centro de Tubarão é uma das grandes preocupações dos condutores e também dos lojistas que são prejudicados diretamente. O assunto tem sido tema de debate desde o início do ano, e a reativação do serviço deve ocorrer nos próximos meses. O lançamento do edital da licitação ocorreu ontem, no Salão Nobre da Unisul, em coletiva com a equipe gestora do município que também apresentou um balanço dos primeiros seis meses de governo.

O modelo pretendido pela prefeitura havia sido apresentado no mês de maio em uma reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) na qual estiveram presentes representantes do Observatório Social, Ordem dos Advogados do Brasil e Sindicato dos Contabilistas e diretores da CDL.

A licitação estabelece a concessão por um período de dez anos. A modalidade prevê qualidade técnica e preço: primeiro será escolhida a oferta mais vantajosa para o município e a empresa vencedora terá de comprovar capacitação técnica para operação, como por exemplo, já ter operado um sistema de no mínimo 600 vagas de estacionamento. Hoje, o rotativo em Tubarão conta com 1,5 mil vagas para automóveis e 500 para motocicletas.

Exigências deverão ser cumpridas pela empresa

A operação ficará sob responsabilidade de 25 monitores. Cada um cuidará de 80 vagas de estacionamento e a cada 150 metros haverá um posto de venda do ticket de hora-vaga. As vagas serão de permanência de duas horas e quatro horas dependendo da área, com tolerância de 15 minutos. Quem vencer a concorrência terá de atender uma série de exigências, como providenciar a sinalização horizontal e vertical, disponibilizar a hora de ocupação de vaga por meio de aplicativo para smartphone, ponto de venda, diretamente com o monitor, via internet e por cartão de crédito. O edital da licitação prevê uma garantia caução de R$ 950 mil em favor da prefeitura caso a operadora do rotativo não cumpra o período da concessão. O início das operações deve acontecer 60 dias após a assinatura do contrato.

Licitação para construção da passarela em frente à Unisul também é lançada no balanço dos seis meses.

A prefeitura de Tubarão também promoveu o lançamento da licitação para construção da passarela de concreto para pedestres, ciclistas e cadeirantes em frente à Unisul. O engenheiro civil André Labanowski Júnior – contratado pela Amurel, apresentou o projeto final solicitado pela prefeitura com o valor de R$ 1.548.729,71. A obra para pedestres, ciclistas e cadeirantes, com uma pequena praça para observação do rio Tubarão no vão central, terá 150 metros de extensão, cinco colunas de sustentação e pode ser executada em até cinco meses, segundo o engenheiro. A passarela será construída com recursos da Defesa Civil Nacional e contrapartida com recursos próprios da prefeitura.

A vontade do prefeito é de que seja inaugurada antes do início do próximo ano letivo para beneficiar principalmente a comunidade estudantil do colégio Dehon e da Unisul. O tráfego de motocicletas será expressamente proibido, mas como não é possível impedir a passagem desse tipo de veículo sem comprometer a passagem de ciclistas e cadeirantes, a solução será fiscalizar e multar os infratores. “A Guarda Municipal estará de olho e teremos câmeras de monitoramento. Vamos aplicar uma multa pesada a quem passar de moto por ali”, garantiu Ponticelli.

(Fonte: Notisul)

Related posts
Notícias

Especialista explica porque mudança no edital de licitação da BR-381 vai atrair interessados

Professor da Fundação Dom Cabral fala da retirada do lote 8 e do novo atrativo para as empresas…
Read more
Notícias

Prevista para ser concluída em 2018, obra do Centro de Inovação de Brusque tem novo edital de licitação publicado

Obra chegou a ser considerada 98% concluída A retomada da obra de construção do Centro de…
Read more
Notícias

Pernambuco lança licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas

Confira quais municípios serão contemplados O Governo de Pernambuco abriu licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *