Notícias

Esquema suspeito da inspeção foi copiado no RN

Investigação do MP potiguar cita e-mails trocados entre lobista e presidente da Controlar; interessados teriam combinado até o texto do edital

A engenharia do esquema de fraude na inspeção veicular em São Paulo denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPE) serviu de modelo para o edital e a licitação no Rio Grande do Norte, alvo da Operação Sinal Fechado, que levou para a cadeia 14 pessoas na quinta-feira. A acusação é da Promotoria potiguar, com base em interceptações telefônicas e de e-mails trocados pelo lobista paulista Alcides Fernandes Barbosa.

Ele é descrito pelos promotores como “um especialista em obter contratos com o poder público de forma fraudulenta em vários municípios brasileiros”. Em e-mails trocados por ele em 26 de março de 2009 com Harald Peter Zwetkoff, presidente da Controlar, a empresa responsável pela inspeção veicular em São Paulo, Barbosa recebe instruções sobre “a implantação do programa de inspeção veicular”.

Os dois combinaram que a lei daquele Estado que instituiria o programa devia prever a concessão do serviço. As empresas interessadas no serviço, segundo os promotores, montaram o edital e até mesmo o texto da lei – suspensa pela Justiça – que criou a inspeção no Rio Grande do Norte. “Esses foram os primeiros passos da organização criminosa em busca de mais uma galinha dos ovos de ouro”, dizem os promotores. Em conversas com outros acusados, Barbosa relatou seus supostos contatos.

Related posts
Notícias

Prefeitura de Campinas abre licitação para obras em vias públicas

Obras serão direcionadas para a Avenida Suaçuna e Rua Armando Frederico Renganeschi; valor total…
Read more
Notícias

Licitação da Praça da Igreja Matriz é lançada em Anita Garibaldi

A informação foi confirmada pelo Prefeito, João Cidinei da Silva. A Prefeitura Municipal de Anita…
Read more
Notícias

Petrobras anuncia licitação para voltar a produzir petróleo no Amazonas

Companhia prevê contratação de quatro sondas terrestres para projetos na Bahia e no Amazonas. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *