HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Não apresentação de documentos na licitação

 Participei de uma licitação que no edital tinha um item que as empresas tinham que apresentar os índices de liquidez, porém uma empresa não apresentou esse índice e mesmo assim foi habilitada e a sua composição de BDI estava com alíquota do ISS cotado errado, poderia a comissão de licitação ter habilitado essa empresa? Qual o entendimento do STF sobre esse dois assuntos.

Obviamente, a licitação é um procedimento que se vincula aos mandamos da Lei e, em especial, aos princípios básicos do Direito Administrativo e Constitucional.

Quanto ao procedimento descrito, há flagrante violação aos princípios da ISONOMIA, VINCULAÇÃO AO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO e LEGALIDADE, todos eles descritos na Lei 8.666/93 (art. 3º, caput; e art. 41).

Uma vez descumprido o edital por erro substancial (é o erro que compromete o conteúdo documental, uma vez que viola a regra do edital, a desigualar a competição em favor daquela empresa que infringe o ato convocatório), não há alternativa senão a exclusão daquela empresa que não logrou cumprir a exigência editalícia. Nos casos em que há erro substancial, o STF é unânime a exigir a vinculação do julgamento e a observância rigorosa ao edital.

(Colaborou Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações públicas e contratos administrativos).

* Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta.

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *