Notícias

Escolas municipais de Manaus serão pontos de coleta seletiva

Segundo a Semulsp, outras modificações serão feitas no programa de Coleta Seletiva da cidade, a partir da reformulação do sistema de limpeza pública de Manaus, com a abertura de uma nova licitação para empresas operarem a coleta e destinação final de resíduos na cidade. Isso inclui a ampliação da coleta seletiva e da quantidade de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Porém, o edital ainda não foi lançado, portanto as quantidades ainda não foram definidas.

PEVs

Atualmente, a Prefeitura de Manaus oferece à população sete Pontos de entrega Voluntária da coleta seletiva do lixo: um no bairro Aleixo (Zona Leste), um PEV na Cidade Nova (Zona Norte), outra no hipermercado Makro (Centro), um no Japiim (Zona Sul) e um PEV no Dom Pedro (Zona Centro-Oeste). Além dos pontos de recebimento situados nos Parques do Mindu e Bilhares (Zona Centro-Sul).

Desde junho deste ano, em parceria com as associações de catadores de resíduos sólidos, gerentes dos Pontos de Entrega Voluntária da coleta seletiva, além do recebimento do lixo, o óleo de cozinha passou a ser coletado. A medida visa reduzir a poluição dos igarapés pelo descarte incorreto do resíduo, para onde a maioria das águas servidas das residências em Manaus é encaminhada.

Para incentivar a população da capital no engajamento do trabalho da coleta seletiva, em 2010, a Semulsp criou a Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública cuja atuação se concentra na educação ambiental da população. Conforme a secretaria, o departamento atua com os catadores e os cidadãos, objetivando mudanças de comportamento em relação à geração de resíduos.

Atualmente, formada por aproximadamente 80 membros, vindos de duas oriundos de duas empresas que prestam serviços de coleta de resíduos domiciliares e de bolsistas do programa Bolsa Universidade, a comissão tem como um de suas missões sensibilizar a população para a necessidade de realizar a coleta seletiva.

De acordo com a Semulsp. os membros da comissão visitam um bairro, um centro comercial, um órgão ou instituição, geralmente atendendo solicitação e levam para o grupo as mensagens, panfletos da coleta seletiva e da proteção do meio ambiente.

“A Cedolp concentrou sua linha de atuação mais forte na Zona Leste de Manaus, durante todo o ano de 2011. Porém, também atuou de maneira sistemática em bairros onde foram identificados problemas crônicos como lixeiras viciadas, falta de observação dos horários da coleta e descarte irregular de resíduos. A área da Feira da Manaus Moderna, por exemplo, tem um trabalho permanente de conscientização, organizado pela Comissão. No local, comerciantes, transeuntes, moradores, trabalhadores e consumidores são abordados e toda a mensagem da coleta seletiva é reforçada para que eles possam assimilar e praticar a ideia de reduzir a quantidade de lixo gerada em cada residência, comércio e indústria”, enfatizou a Secretaria Municipal de Limpeza Pública.

 

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Especialista explica porque mudança no edital de licitação da BR-381 vai atrair interessados

Professor da Fundação Dom Cabral fala da retirada do lote 8 e do novo atrativo para as empresas…
Read more
Notícias

Prevista para ser concluída em 2018, obra do Centro de Inovação de Brusque tem novo edital de licitação publicado

Obra chegou a ser considerada 98% concluída A retomada da obra de construção do Centro de…
Read more
Notícias

Pernambuco lança licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas

Confira quais municípios serão contemplados O Governo de Pernambuco abriu licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *