Notícias

Entidades e governo debatem relação entre Lei Geral da Copa e Código de Defesa do Consumidor

Representantes do governo federal e de órgãos de defesa do consumidor debateram, a relação entre o Projeto de Lei Geral da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

Representantes do governo federal e de órgãos de defesa do consumidor debateram, na manhã desta terça-feira (01.11), a relação entre o Projeto de Lei Geral da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (2330/11) e os direitos do consumidor. As discussões tiveram como foco a meia-entrada, a venda casada e a livre concorrência na comercialização de produtos no entorno dos estádios e principais vias de acesso. Para o relator da Comissão Especial constituída para debater o projeto, Vicente Cândido (PT/SP), um dos legados do Mundial é a oportunidade de aprimorar a legislação e aprender a organizar grandes eventos. “O Estatuto do Torcedor, por exemplo, quando foi feito, não tinha previsto a vinda da Copa do Mundo. Então, o projeto de lei também vai favorecê-lo”, diz.

Cândido falou da possibilidade de adaptar também o Código de Defesa do Consumidor (CDC). “O próprio Código de Defesa do Consumidor também pode ser aprimorado, já que é um código de 20 anos que também não previa a realização de um evento como esse”, completou. Já o advogado Guilherme Rosa Varella, representante do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), citou pontos em que o projeto de lei feriria o CDC. “O projeto dá exclusividade para publicidade e comércio nos locais de competição, entorno e vias de acesso, um monopólio comercial que é preocupante, porque vai além dos estádios. Como consequência, essa decisão prejudica os trabalhadores e comerciantes e ainda restringe o direito de escolha do consumidor”, defende.

Meia entrada, venda casada e livre concorrência foram os tópicos discutidos entre órgãos de defesa do consumidor e representantes do governo. Novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, será convidado a participar das discussões na comissão da Câmara

Para Varella, a venda combinada de ingressos com pacotes de hospitalidade e passagens aéreas também fere o CDC, configurando venda casada. “A venda casada é prática abusiva e proibida pelo CDC, mas está dentro dos poderes da FIFA e ela pode definir a possibilidade de vender ingressos de forma independente ou em pacotes de turismo ou hospitalidade”, afirmou. Para o deputado José Rocha (PR/BA), uma simples alteração no texto do projeto de lei resolveria a questão. “Se fosse colocado que a venda deve ser feita de forma avulsa e combinada, em vez ‘de forma avulsa ou combinada’, isso estaria resolvido, sem a necessidade de maiores debates ou discussões”, disse. Já Varella defende que o CDC seja usado de referência no texto do projeto de lei, em vez de pequenas alterações sejam feitas.

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *