Notícias

Energia terá política de conteúdo local

Estímulo semelhante ao existente no setor de petróleo poderá ser criado para favorecer os fornecedores do setor elétrico

A exemplo do que fez com a indústria de petróleo, o governo pretende criar uma política pública para exigir conteúdo local do setor de energia elétrica nas áreas de geração, transmissão e distribuição. A ideia é combater o aumento das importações de equipamentos, estimular a competitividade da indústria nacional e ao mesmo tempo garantir a segurança e a confiabilidade do sistema elétrico.

De acordo com documento obtido pelo Estado, apresentado ontem na reunião do Conselho Nacional de Polícia Energética (CNPE), o governo deve iniciar estudos levando em conta a capacidade de fornecimento da indústria nacional, o impacto das propostas e sua compatibilidade com os compromissos assumidos pelo País no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC).

A assessoria econômica do Ministério de Minas e Energia avalia que houve um crescimento no número de empresas estrangeiras que participam de obras de infraestrutura, principalmente em projetos que envolvem a exploração de recursos naturais.

Aliado a isso, a participação de equipamentos importados e de mão de obra estrangeira na execução e operação dos projetos também aumentou.

Após a entrada de europeus no setor, o documento menciona que os chineses são os que mais investem na área de transmissão atualmente.

Related posts
Notícias

Prefeitura de Palhoça abre licitação para contratar empresa de sistema de água e saneamento

A Prefeitura de Palhoça lança, nesta segunda-feira (6), uma licitação para contratar uma empresa…
Read more
Notícias

Petrobras abre licitação para retomar construção do antigo Comperj

Expectativa é gerar 10 mil empregos; Edital de licitação prevê a construção de planta para…
Read more
Notícias

Recife abre licitação para implantação de placas de rua em todas as vias da cidade

Foi publicado neste sábado (04) o edital de licitação para a concessão de serviços para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *