Estávamos prontos para a licitação da BR-040 em fevereiro de 2013, quando deveria ter ocorrido o processo, mas sentimos que o leilão dela acabaria ficando por último e era arriscado esperar
A Portonave, terminal portuário da Triunfo Participações e do grupo europeu Til em Navegantes (SC), vai receber cerca de R$ 140 milhões em investimentos para ser ampliada.
Com a expansão, o pátio do porto chegará a ter 400 mil metros quadrados –hoje são 270 mil m2. A capacidade de movimentação aumentará quase 50%, passando de 750 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) para 1,1 milhão.
No ano passado, o empreendimento atingiu 94% de sua capacidade.
“A ampliação será feita em dois anos e é financiável. A Portonave tem um bom potencial de alavancagem”, afirma o presidente da Triunfo, Carlo Bottarelli.
O contrato das obras ainda não foi assinado, mas a previsão é que elas sejam iniciadas até março.
Além dos aportes no terminal portuário, a Triunfo prepara para este ano sua entrada no segmento ferroviário. A empresa pretende disputar o leilão de concessão da linha de Barcarena, no Pará, que é esperado para ocorrer no segundo semestre.
Bottarelli afirmou que a companhia não está interessada no trecho de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso.
Em relação aos aeroportos, o executivo voltou a afirmar que seria vantajoso um terminal no Nordeste, mas não especificou a cidade. Citou Fortaleza, Recife e Salvador como capitais com potencial.
“Temos de esperar as decisões do governo [sobre novas concessões]”, acrescentou.
Na estrada
A Triunfo Participações -que arrematou no início de dezembro a BR-060, a BR-153 e a BR-262 entre Brasília, Triângulo Mineiro e Belo Horizonte- assina hoje o contrato de concessão das rodovias.
O contrato será fechado um mês antes do previsto, conforme foi oferecido pelo governo.
“Não teve nenhum recurso durante o processo, então criou-se a possibilidade de encurtar o prazo. Nós aceitamos, porque iremos avançar com as licenças ambientais”, afirma o presidente da empresa, Carlo Bottarelli. “Quando o período de chuvas da região se encerrar [em abril], poderemos começar as obras.”
No ano passado, a empresa era uma das favoritas para ficar com a BR-040, também em Minas Gerais, mas perdeu para a Invepar.
“Estávamos prontos para a licitação da BR-040 em fevereiro de 2013, quando deveria ter ocorrido o processo, mas sentimos que o leilão dela acabaria ficando por último e era arriscado esperar”, diz.
“Depois que conseguimos a BR-060, tivemos que recuar por uma questão de caixa.”
(Fonte: Folha SP)