Notícias

Empresa que administrará Ceasa em Mato Grosso será escolhida em junho

Edital de licitação foi aberto no início deste mês. Vencedora deverá doar terreno para construção de unidade.

Empresas interessadas em administrar a unidade da Central de Abastecimento de Mato Grosso (Ceasa/MT) deverão apresentar suas propostas ao Estado no dia 23 de junho. Conforme edital de licitação para concessão, a gestão será exercida pela iniciativa privada durante três décadas, a serem contadas após três anos da data da assinatura do contrato.

 

A escolha do vencedor será pela modalidade maior lance ou oferta. Pelo processo, a ganhadora da licitação deverá doar o terreno em que será construída a central. Além disso, duas edificações devem estar prontas até o dia 15 de dezembro deste ano, uma área destinada ao pequeno produtor e um mini-atacado.

 

Pessoas físicas, empresas que tenham débitos com quaisquer esferas do poder executivo ou que estejam em recuperação judicial não poderão participar da concorrência.

 

A primeira previsão da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf/MT) era que a Central de Abastecimento fosse construída às margens da rodovia dos Imigrantes, na saída do Distrito Industrial, ou no Rodoanel, trecho em construção que compreende as BRs 070, 364 e 163, que contorna a capital mato-grossense.

 

A obra, orçada em R$ 150 milhões, será dividida em duas etapas, ainda conforme a Pasta. A primeira para a construção de espaços que abriguem a produção agrícola dos pequenos produtores, um miniatacado voltado à atender os médios consumidores como do segmento de hotéis e restaurantes e uma central de embalagem. A segunda etapa consiste na construção de um shopping, de um atacado de flores, de um Centro de Distribuição de grandes varejistas,e também câmeras frigoríficas para abrigar frutas, peixes e carnes.

 

No total, a Ceasa deve ocupar uma área de 100 hectares, com 64 mil metros quadrados de área construída. A expectativa é de que passem diariamente pelo empreendimento cerca de quatro mil caminhões, conforme a Sedraf. A empresa vencedora do processo de licitação terá 30 anos de uso de porte do grande atacadista. Já os demais espaços, o governo do Estado será responsável pela administração.

 

A inciativa

A criação da Central de Abastecimento de Mato Grosso foi autorizada pelo governo em maio de 2013. Atualmente, todos os processos burocráticos referentes à Central são feitos em um espaço localizado na avenida Getúlio Vargas, região central de Cuiabá. Segundo o presidente da unidade, Baltazar Ulrich, esta é a primeira Ceasa do país a ser implementada com a participação da iniciativa privada. “Nós vimos que esta seria a melhor opção, uma vez que os exemplos de gestão que nós temos no país não obtiveram bom resultado”, afirma.

 

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Especialista explica porque mudança no edital de licitação da BR-381 vai atrair interessados

Professor da Fundação Dom Cabral fala da retirada do lote 8 e do novo atrativo para as empresas…
Read more
Notícias

Prevista para ser concluída em 2018, obra do Centro de Inovação de Brusque tem novo edital de licitação publicado

Obra chegou a ser considerada 98% concluída A retomada da obra de construção do Centro de…
Read more
Notícias

Pernambuco lança licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas

Confira quais municípios serão contemplados O Governo de Pernambuco abriu licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *