Notícias

Empresa acusa CNJ de licitação direcionada

A disputa foi colocada sob suspeita pela IBM, que acusou o CNJ de promover uma licitação direcionada exatamente para a compra de produtos da Oracle.

 

 

Uma empresa ligada à Oracle venceu a licitação feita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a compra de um banco de dados que reunirá informações dos tribunais de todo o País. A disputa foi colocada sob suspeita pela IBM, que acusou o CNJ de promover uma licitação direcionada exatamente para a compra de produtos da Oracle, conforme noticiado hoje pelo jornal O Estado de S. Paulo.

O CNJ previa gastar R$ 86 milhões na licitação feita a toque de caixa. A empresa NTC – Núcleo de Tecnologia e Conhecimento em Informática Ltda – venceu a disputa ao oferecer os produtos exigidos pelo CNJ pelo menor preço – R$ 68 milhões. Outras quatro empresas participaram do pregão.

O edital da licitação foi publicado no último dia 5. Por ter se recusado a dar parecer favorável à compra, o diretor do Departamento de Tecnologia e Informação do CNJ, Declieux Dias Dantas, foi exonerado.

Na semana seguinte, a IBM tentou impugnar a concorrência, argumentando que a disputa estava direcionada. A empresa argumentava que o CNJ deixou claro que buscava o mesmo sistema instalado nos tribunais de Justiça de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e que também seria utilizado pela Corte Suprema dos Estados Unidos.

“É justamente aí que se dá a quebra da isonomia e da proporcionalidade. Nitidamente há uma deliberada intenção de fazer exitosa a mesma fabricante que implementou soluções semelhantes nos estados e país acima referidos. Porém tal ato é ilegal”, afirmou a empresa no pedido de impugnação do edital.

No pedido feito ao CNJ, a IBM afirmou que diversas especificações técnicas feitas pelo CNJ só são encontradas em produtos da Oracle. Além disso, a empresa pedia mais tempo para essa operação, que levou duas semanas desde a publicação do edital até ser concluída.

(Fonte: Agência Estado)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *