Notícias

Empresa acusa CNJ de licitação direcionada

A disputa foi colocada sob suspeita pela IBM, que acusou o CNJ de promover uma licitação direcionada exatamente para a compra de produtos da Oracle.

A NTC (Núcleo de Tecnologia e Conhecimento em Informática), empresa ligada à Oracle, venceu a licitação feita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a compra de um banco de dados que reunirá informações dos tribunais de todo o País. A disputa foi colocada sob suspeita pela IBM, que acusou o CNJ de promover uma licitação direcionada exatamente para a compra de produtos da Oracle, conforme noticiado ontem pelo Estado.

A NTC ofereceu os produtos pelo menor preço: R$ 68 milhões. Outras quatro empresas participaram do pregão. O CNJ previa gastar R$ 86 milhões na licitação feita a toque de caixa. O edital da licitação foi publicado no último dia 5.

O diretor do Departamento de Tecnologia e Informação do CNJ, Declieux Dias Dantas, recusou-se a dar parecer favorável à compra e foi exonerado. Na semana seguinte, a IBM tentou impugnar a concorrência, argumentando que a disputa estava direcionada. A empresa argumentava que o CNJ deixou claro que buscava o mesmo sistema instalado nos tribunais de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e que também seria utilizado pela Corte Suprema americana.

“É justamente aí que se dá a quebra da isonomia e da proporcionalidade. Nitidamente há uma deliberada intenção de fazer exitosa a mesma fabricante que implementou soluções semelhantes nos estados e país acima referidos. Porém tal ato é ilegal”, afirmou a empresa no pedido de impugnação. Segundo a IBM, diversas especificações técnicas só são encontradas em produtos da Oracle.

O presidente do CNJ, ministro Cezar Peluso, negou-se a comentar as acusações feitas pela IBM. Por intermédio da assessoria de imprensa, o conselho admitiu que a licitação seguiu ritmo acelerado porque o contrato precisava ser assinado até o fim do ano. “Os recursos para a contratação do serviço já foram aprovados e estão disponíveis no orçamento deste ano.”

(Fonte: O Estado de S.Paulo)

Related posts
Notícias

Brasil e Carreiros: Concluída a licitação para reforma da iluminação de praças

A prefeitura homologou a licitação para contratar as empresas que vão fazer a reforma da…
Read more
Notícias

Transplantes com HIV: laboratório no RJ foi contratado sem licitação

Empresa de saúde em Nova Iguaçu (RJ) contratada sem licitação foi interditada após pacientes…
Read more
Notícias

Prefeitura de São João Batista lança licitação para construção de sede própria para o Caps

A Prefeitura Municipal de São João Batista lançou, nesta quinta-feira, 10, o processo…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *