Notícias

Edital mudará para evitar monopólio

O governo vai alterar o edital de licitação do porto de Outeiro, no Pará, que está em fase de consulta pública, para proibir a participação de empresas que já possuam terminais privados na mesma área de influência. 

O governo vai alterar o edital de licitação do porto de Outeiro, no Pará, que está em fase de consulta pública, para proibir a participação de empresas que já possuam terminais privados na mesma área de influência. Essa medida, explicou a Secretaria de Portos, tem por objetivo evitar que a dona do terminal domine toda a cadeia de transporte, impondo preços ao produtor.

 

O risco de monopólio é um foco de preocupação do agronegócio, já que a ideia é que haja só um operador no porto. Empresários se queixam da chamada verticalização do transporte, exercida principalmente por empresas comercializadoras.

 

“É positivo, porque em tese isso vai favorecer a competição”, disse o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja – MT), Carlos Fávaro. Ele comentou que a expectativa é haver concorrência entre os terminais portuários, pois além de Outeiro estão em licitação cinco áreas em Vila do Conde e terminais privados na área.

 

A conclusão, na virada do ano, do asfaltamento da BR 163, que corta Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, até o porto fluvial em Miritituba (PA) deverá aumentar o volume de carga direcionada para os portos do Norte do País. Estudo elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que o volume embarcado pela região Norte chegará a 50 milhões de toneladas em 2020.

 

A estimativa é que a consolidação dos portos no Norte reduza os custos de logística em 30% a 40%. Um navio leva 12,8 dias para ir de Santarém para o porto de Roterdã, na Holanda. Saindo de Santos (SP) ou Paranaguá (PR), a viagem consome três dias a mais. / L.A.O.

 

(Fonte: Estadão)

Related posts
Notícias

Teresópolis abre licitação para o serviço de captura e guarda de animais soltos em vias públicas

A Prefeitura de Teresópolis marcou para o dia 28 de junho a concorrência pública 001/2021, para…
Read more
Notícias

Aberta licitação para construção de unidades de saúde em Dourados

Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) abriu licitação para a construção de…
Read more
Notícias

Cade condena seis empresas por formação de cartel em licitações públicas

Práticas anticompetitivas, como formação de cartel em licitações públicas, são passíveis…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *