Notícias

É preciso desprivatizar o Estado

Fornecedores seguem a mesma trilha para obter privilégios em licitações fraudulentas ou para implorar pelo pagamento de faturas em atraso. É este ambiente promíscuo que alimenta a corrupção.

Meu professor no curso de relações internacionais, o sociólogo Sérgio Diniz Nogueira, gostava de frisar a relação pessoal, patriarcal e patrimonialista que a classe política costuma demonstrar a relação ao Estado.

 

Governantes eleitos pelo voto popular se apossam da coisa pública, fazendo com que as tarefas do Estado deixem de ser obrigação para se transformar na “prestação de favores”. Na ausência da impessoalidade, surgem os símbolos de benemerência com a coisa pública e nascem os mitos detentores de popularidade.

 

Nesta relação que afronta princípios constitucionais e da boa governança, torna-se comum usuários de serviços públicos formarem filas na porta dos prefeitos e vereadores para pedir, por favor, o que lhes pertence por direito. Fornecedores seguem a mesma trilha para obter privilégios em licitações fraudulentas ou para implorar pelo pagamento de faturas em atraso. É este ambiente promíscuo que alimenta a corrupção.

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *