Notícias

Dragagem é iniciada no Porto do Rio

As obras de dragagem do Porto do Rio de Janeiro começaram no dia 16 de junho último. A autorização foi concedida pela Capitania dos Portos do Rio, na mesma semana. As máquinas do Consórcio Van Oord/Boskalis, contratado para os serviços pela Secretaria de Portos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, vão ampliar o canal de acesso, a bacia de evolução e o acesso aos berços de acostagem. Os investimentos totais desde a primeira fase, de elaboração dos projetos, são de cerca de R$ 210 milhões e a previsão é de que as obras irão até novembro.

A dragagem possibilitará ao porto receber navios de maior capacidade. As embarcações de carga geral poderão transportar o equivalente a até 8.000 contêineres de 6 metros de comprimento (8.000 TEUs). Atualmente, aportam embarcações com capacidade para transportar até 4.500 TEUs. O porto também poderá receber navios graneleiros de até 75.000 toneladas de porte bruto. O porto poderá receber navios de até 345 metros de comprimento, 48m de boca e 13,5m de calado. Um volume de 3,97 milhões de m³ será dragado. A profundidade no canal será mantida em 15 metros.

A primeira fase da dragagem foi iniciada em dezembro de 2014, com assinatura do contrato de dragagem entre a Secretaria de Portos e o Consórcio Van Oord/Boskalis, que venceu a licitação para a execução desse projeto.

Ao longo de 2015, foram gastos R$ 5,124 milhões no desenvolvimento dos Projetos Básico e Executivo, bem como nas medidas necessárias para o licenciamento ambiental da obra. Em dezembro de 2015 foi emitida Ordem de Serviço para mobilização do equipamento de dragagem e execução das obras. E em abril deste ano foi emitida a Ordem de Serviço para o início dos serviços de dragagem. Toda dragagem em área marítima precisa ser autorizada pela Marinha do Brasil.

(Fonte: Portogente)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *