Notícias

Detran suspende licitações para contratação de novos pátios de guinchos no ES

O Departamento de Trânsito no Espírito Santo (Detran-ES) suspendeu o processo de licitação para contratar pátios de guinchos no Estado. A notícia foi dada, na manhã desta segunda (22), pelo diretor geral, Romeu Scheibe Neto, em depoimento para a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga irregularidades na remoção de veículos no Estado, conhecida como CPI do Guincho. A decisão, segundo ele, foi motivada por denúncias de fraude na licitação para beneficiar duas empresas.

De acordo com o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), presidente da CPI, as empresas Rebocar e Avocat, estariam agindo em conluio para burlar o processo. Durante o pregão eletrônico, os pátios de remoção para atender as cidades de Cariacica, Vila Velha e Guarapari receberam ofertas excessivamente baixas da empresa Rebocar logo após a Avocat fazer sua proposta. Com a vitória na disputa pelo serviço, a empresa Rebocar se declarava incapacitada de atuar, passando a responsabilidade dos pátios para a segunda colocada, empresa Avocat.

Além da atuação irregular no pregão, foi denunciada a proximidade dos donos da empresa Avocat com a já investigada pela CPI, Central Park, que atuou em Cariacica durante os primeiros escândalos envolvendo a Máfia do Guincho. Segundo as denúncias, a Avocat é de hoje de propriedade do filho dos donos da Central Park, o que tornaria inviável a participação no processo licitatório.

“Não queremos um Detran que seja um caos como no passado. Me comprometo aqui com esta comissão a não dar andamento a esta licitação. É a primeira vez que tomo conhecimento dessas denúncias e garanto aos senhores que o Detran e esta comissão estão caminhando na mesma direção”, declarou Scheibe Neto.

“A legislação abre espaço para irregularidades como estas acontecerem ao não exigir a documentação necessária para a prestação do serviço para a participação no processo licitatório. As empresas se sentem livres para fazer este tipo de conluio justamente por não ser exigido nada delas no ato da inscrição”, comentou Enivaldo dos Anjos ao receber a declaração de suspensão da licitação.

“Vou protocolar essa denúncia aos órgãos fiscalizadores e fica aqui o alerta quanto à atuação dessas empresas no Estado. Não existe outro interesse do proprietário da empresa que não o lucro e neste caso a população fica refém do que querem os donos das empresas.”, disse o deputado, que completou: “O sujeito não vai entrar em uma licitação como esta para ficar com dois ou três carros no pátio durante um mês. Com certeza ele vai convocar os maus agentes que existem em qualquer corporação para atuar em seu favor e contra a população”.

(Fonte: ES Hoje)

Related posts
Notícias

Especialista explica porque mudança no edital de licitação da BR-381 vai atrair interessados

Professor da Fundação Dom Cabral fala da retirada do lote 8 e do novo atrativo para as empresas…
Read more
Notícias

Prevista para ser concluída em 2018, obra do Centro de Inovação de Brusque tem novo edital de licitação publicado

Obra chegou a ser considerada 98% concluída A retomada da obra de construção do Centro de…
Read more
Notícias

Pernambuco lança licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas

Confira quais municípios serão contemplados O Governo de Pernambuco abriu licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *