A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos suspendeu mais uma vez a licitação para contratar uma empresa terceirizada para serviços de manutenção e reparos dos trilhos das linhas 11 – Coral (Luz/Guaianazes) e 12 – Safira (Brás/Calmon Viana).
A concorrência pública já está em sua quarta republicação e se arrasta desde o ano passado.
O motivo da suspensão, segundo publicação oficial deste sábado, 22 de setembro de 2018, foi que uma das participantes entrou com recurso administrativo contra o resultado da etapa de julgamento dos documentos para habilitação.
A apresentação de recursos nesta fase de licitação por parte de empresas que foram desclassificadas é considerada normal, mas pode atrasar os cronogramas previstos para uma definição de concorrência.
No último dia 12 de setembro, a CPTM informou ao Diário do Transporte que pretende assinar os contratos de manutenção das vias permanentes das linhas 08 – Diamante (Amador Bueno/Júlio Prestes), 09 – Esmeralda (Osasco/Grajaú), 11 – Coral (Luz/Guaianazes) e 12 – Safira (Brás/Calmon Viana).
Já para as linhas 7 – Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí) e 10 Turquesa (Brás – Santo André – Rio Grande da Serra), a licitação também foi suspensa novamente por causa de recursos de empresas participantes. A concorrência, segundo nota da CPTM na ocasião, deve ser retomada ainda neste mês de setembro.
Funcionários da CPTM disseram ao Diário do Transporte que a falta de empresas terceirizadas nos serviços de manutenção de trilhos e dormentes tem sobrecarregado os trabalhadores, que se dedicam a reparos emergenciais e serviços básicos.
A CPTM, por sua vez, diz que o quadro de trabalhadores próprios atuais é suficiente para garantir segurança e viabilidade nas operações.
(Fonte: Diario do Transporte)