Notícias

Corregedoria de SP quer cópia de inquérito sobre cartel em licitações

Objetivo é verificar eventuais irregularidades em empresas estaduais. Cade apura suspeita de cartel em licitações do metrô de SP e DF.

A Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo informou, por meio de nota à imprensa, na noite desta quinta-feira (4) que vai solicitar cópia do inquérito anunciado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O objetivo é o de verificar eventuais irregularidades  que possam ter lesado empresas públicas estaduais.

“A colaboração desta Corregedoria com o Cade é plena, a exemplo do que já ocorreu quando da investigação das denúncias apresentadas com relação à licitação da Linha 5-Lilás do metrô, concluída e remetida ao órgão federal”, completou o comunicado da CGA.


As buscas, autorizadas pela Justiça e que fazem parte da Operação Linha Cruzada, realizada em conjunto com a Polícia Federal, acontecem nas cidades de São Paulo, Diadema, Hortolândia (SP) e Brasília (DF).

De acordo com nota divulgada pelo Cade, o esquema é suspeito de ter participado de pelo menos seis licitações, nas cidades de São Paulo e Brasília, entre elas as que escolheram empresas para a construção da primeira fase da linha 5 e extensão da linha 2 do metrô da capital paulista, aquisição de trens pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), e contratação de serviços de manutenção para o metrô do DF.

Procurado pelo G1, o metrô do DF informou que ainda está analisando o caso e não comentou o processo aberto pelo Cade. A CPTM e o metrô de São Paulo também foram procurados, mas ainda não se pronunciaram.

Segundo o Cade, o processo teve início após acordo de leniência, em que uma pessoa que participa de um cartel denuncia e colabora com as investigações em troca de imunidade.

“As supostas combinações ilícitas podem ter resultado em contratações com preços superiores àqueles praticados caso as empresas estivessem em um ambiente normal de concorrência”, diz o Cade na nota. Os documentos coletados nas buscas serão analisados pela Superintendência-geral do Cade.

Caso confirmados os indícios de formação de cartel, será instaurado um processo administrativo.

 

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Em Palmas, prefeitura conclui licitação dos serviços de ônibus para escolas na zona rural

Palmas – A Secretaria Municipal de Educação (Semed) confirmou, por meio de uma publicação no…
Read more
Notícias

Empresa vence licitação e pode executar obras em praça de Paranaíba por R$ 870 mil

Empresa fará revitalização do paisagismo e urbanismo da praça do município Foi publicado, em…
Read more
Notícias

Governo do RS realiza licitação para a compra de 690 veículos para órgãos de segurança

Certame para registro de preço ocorre pela modalidade pregão eletrônico nesta segunda-feira…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *