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Copa de 2014 deixará legado para capital paulista

O convênio foi firmado entre as secretarias estaduais de Planejamento e Desenvolvimento Regional, de Transportes Metropolitanos, de Logística e Transportes, do DER, da DERSA, e entre as secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Gestão, de Desenvolvimento Urbano, de Infraestrutura e Obras, de Transportes e do Verde e Meio Ambiente.

As melhorias viárias para a região contemplam:

– novas alças de ligação no cruzamento da Av. Jacu Pêssego com a Av. José Pinheiro Borges (Nova Radial);

– nova avenida de ligação Norte – Sul, trecho entre a Av. Itaquera e a Av. José Pinheiro Borges (Nova Radial), incluindo as transposições em desnível sobre as linhas do Metrô e da CPTM;

– nova avenida, articulando a ligação Norte – Sul com a Rua Miguel Inácio Curi, junto à adutora da SABESP existente;

– passagem em desnível na Rua Dr. Luis Aires (Radial Leste), no trecho em frente às estações do Metrô e da CPTM;

– adequação viária no cruzamento da Av. Miguel Inácio Curi com a Av. Eng. Adervan Machado.

A Dersa executará o projeto básico, a licitação e a execução do projeto de detalhamento construtivo, bem como, o gerenciamento, supervisão, obras brutas, obras complementares e ambientais, apoio às ações de desapropriações, e interferências.

Mobilidade urbana

O Governo do Estado também aloca recursos para coordenar as melhorias de mobilidade urbana. Cinco obras viárias estão sendo feitas no entorno do estádio, promovendo novas alternativas de circulação e integração com o esquema de trânsito já existente. Graças a investimentos já previstos, será possível ampliar a capacidade das linhas de trem e metrô que chegam ao local e oferecer mais conforto e segurança aos passageiros.

Os investimentos, porém, não estão direcionados somente ao bairro de Itaquera. Todas as linhas existentes de trem e metrô passam por expansão e modernização, e São Paulo ganhará duas novas linhas quer permitirão a integração dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos à rede sobre trilhos: a Linha 17-Ouro do Metrô e a Linha 13-Jade/Trem de Guaruhos, da CPTM, facilitando os deslocamentos dos turistas, da população e dos trabalhadores.

Nas áreas da Saúde e da Segurança, os respectivos profissionais já começaram as atividades de planejamento, treinamentos e simulações para que em 2014, todo o efetivo esteja preparado para lidar com este evento de caráter internacional e de grande porte, além de possíveis situações emergenciais.

Em relação à hotelaria, São Paulo já é a cidade da América Latina com o maior número de quartos – 42 mil – e atende com folga a oferta mínima requerida pela organização do torneio. Estima-se que este número chegue a pelo menos 45 mil até 2014. Opções de lazer, tanto na capital quanto no estado, também não faltarão aos turistas: 12,5 mil restaurantes, 15 mil bares, 6 mil pizzarias, 160 teatros, 299 salas de cinema, sete parques temáticos, 79 shoppings, sete estádios de futebol, 110 museus, entre dezenas de outras atrações. São Paulo é, hoje, a cidade mais visitada do Brasil, com mais de 11 milhões de turistas ao ano.

(Fonte: Do Portal do Governo de São Paulo)

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