Notícias

Cooperativa da agricultura familiar se prepara para licitação da merenda escolar


Cooperlaf possibilitará que produtores comercializem produtos em conjunto

Os produtores da agricultura familiar de Lucas do Rio Verde, agora representados por uma cooperativa, já se preparam para participar da licitação para a compra de produtos para a merenda escolar. Uma reunião foi realizada na noite desta segunda-feira (07), entre os agricultores cooperados, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a Empaer para alinhar essa participação e a disponibilidade de produtos de cada um dos produtores.

A Cooperlaf (Cooperativa Luverdense da Agricultura Familiar) já conta com 22 agricultores familiares do município. Juntos, eles comercializarão suas mercadorias de forma mais organizada, com melhores oportunidades de mercado, já que a compra de insumos para as produções, por exemplo, sairá a um custo menor, pela quantidade.

Segundo a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, o suporte da pasta foi fundamental para a estruturação dos pequenos produtores. As reuniões realizadas entre a Secretaria e os agricultores ao decorrer do ano serviram para que eles apresentassem suas principais demandas e necessidades e, assim, a cooperativa fosse estruturada.

“A reunião foi extremamente positiva. Deu para sentir, de fato, o quanto essa cooperativa vai fazer a diferença para eles [produtores]. A única forma de entrar para a licitação com um valor significativo é com intermédio de uma cooperativa, por isso oferecer todo o suporte para a criação da Cooperlaf”, disse a secretária Suzana.

Com a Cooperlaf, além de poder participar das licitações da merenda, eles também terão a oportunidade de oferecer os produtos produzidos no município a outros estabelecimentos comerciais, como os supermercados.

No caso da licitação, por exemplo, cada produtor ficará responsável por entregar os produtos que já tem disponíveis no momento. Durante a reunião, a secretaria apresentou aos agricultores a lista com os alimentos da merenda escolar, para que eles possam se adaptar e consigam expandir suas produções.

“Como agora é o início, cada um vai entrar com o que tem. Na próxima etapa estamos planejando a variedade de produtos da agricultura familiar, que pode, inclusive, abastecer os mercados. Temos em torno de 80% dos itens necessários para a merenda escolar, porém também tem itens da lista que nenhum produtor está produzindo e é isso o que vamos trabalhar para conseguir também”, pontuou Suzana.

Segundo a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o objetivo é conseguir entregar 100% dos produtos e, por isso, o estudo sobre a lista de itens necessários para a merenda já vem sendo realizado entre a Secretaria e os cooperados. A ideia, conforme a pasta, é conseguir participar de licitações de outros municípios, fazendo uma rede de agricultores locais, para que não faltem os produtos em nossa região e eles não sejam comprados de fora com maior custo.

“Não basta só plantar, eles também precisam da certeza de que vão vender. Aqui em nossa cidade há o consumo desses produtos, o que já facilita e muito. Eles são importantíssimos para entregar essa demanda para as escolas do município. Mas que o produtor daqui consiga produzir e ter essa oferta o ano inteiro, para não deixar os compradores na mão”, destacou a chefe da pasta.

Licitação da merenda escolar
Será realizada no dia 14 de fevereiro, a chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para uso na merenda escolar das escolas municipais de Ensino Fundamental, Educação Infantil e Creches Municipais durante o 1º semestre de 2022. (DISPENSA 001/2022)

A entrega das propostas será às 7h30 (horário de Mato Grosso) e abertura dos envelopes na sequência, às 8h, do dia 14 de fevereiro de 2022.

Informações e dúvidas podem ser sanadas com o Departamento de Licitações da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, pelos telefones: 3549-8327 / 3549-8326 / 3549-8325 ou pelo e-mail: licitacao@lucasdorioverde.mt.gov.br.

(Fonte: Cenario MT)

Related posts
Notícias

Especialista explica porque mudança no edital de licitação da BR-381 vai atrair interessados

Professor da Fundação Dom Cabral fala da retirada do lote 8 e do novo atrativo para as empresas…
Read more
Notícias

Prevista para ser concluída em 2018, obra do Centro de Inovação de Brusque tem novo edital de licitação publicado

Obra chegou a ser considerada 98% concluída A retomada da obra de construção do Centro de…
Read more
Notícias

Pernambuco lança licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas

Confira quais municípios serão contemplados O Governo de Pernambuco abriu licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *