Notícias

Contrato sem licitação do transporte escolar e redução de ônibus circulares são temas de reuniões de comissões nesta terça-feira

Os encontros estão, respectivamente, agendados para as 10h30 e 11h30, na sede do Poder Legislativo de Bauru

O contrato emergencial para o serviço de transporte escolar e problemas apontados no transporte coletivo urbano de Bauru são temas de reuniões chamadas por comissões da Câmara Municipal para esta terça-feira (02/02).

Às 10h30, serão ouvidos representantes do jurídico da Prefeitura e a secretária municipal de Educação, Isabel Miziara.

Em trabalho conjunto, a Comissão de Fiscalização e Controle e a Comissão de Serviços Públicos e Transportes apuram a contratação, sem licitação, da empresa Oswaldo Brambilla, por até quatro meses, pelo valor de até R$ 4 milhões.

Trata-se da empresa que já prestava o serviço de transporte de alunos da rede pública.

A vigência do contrato, contudo, findou em 23 de março, e, após quatro renovações anuais, não havia possibilidade legal para mais uma extensão do compromisso.

Como o processo licitatório para a assinatura de outro contrato não foi concluído a tempo, a administração estabeleceu novo vínculo com a Brambilla.

No início de maio, as comissões solicitaram toda a documentação do caso, e, após análise preliminar, farão questionamentos à secretária de Educação.

Há, no processo, manifestação contrária do jurídico da Prefeitura, apontando a inexistência de respaldo para a dispensa da licitação.

“Consta que, em razão da quarentena e da suspensão das aulas, não houve pagamento para a empresa a partir do novo contrato. É preocupante, porém, a notícia de que o Tribunal de Contas suspendeu o edital de licitação. Não se sabe se será concluída a tempo do retorno das atividades escolares”, observou o vereador Mané Losila, presidente da Comissão de Transportes.

Circulares

Às 11h30, o colegiado parlamentar espera representantes da Emdurb, gerenciadora o transporte coletivo urbano, e das duas empresas concessionárias que operam o serviço em Bauru.

A superlotação dos ônibus em decorrência da redução da frota em circulação durante a quarentena motivada pela pandemia da COVID-19, mesmo após a retomada parcial do comércio e de outras atividades econômicas, nesta segunda-feira, foi discutida durante a Sessão Legislativa de hoje.

Vereadores cobraram a tomada de providências da administração, apontando o alto risco de transmissão do novo coronavírus no interior dos veículos.

Líder do governo e membro da Comissão de Transportes, Markinho Souza (PSDB), afirmou que o prefeito Clodoaldo Gazzetta cogita mover ação para cassar a concessão das empresas responsáveis, que não teriam acatado a determinação para a retomada da tabela normal de operação dos ônibus.

O parlamentar ponderou, entretanto, que tal medida não pode ser tomada sem que haja alternativas para garantir a continuidade do serviço.

Comissões

A Comissão de Fiscalização e Controle é presidida pelo vereador Luiz Carlos Barbosa (Republicanos). Também são membros Ricardo Cabelo (Republicanos), Natalino da Silva (PV), Mané Losila e Markinhos Souza.

Os dois últimos, respectivamente, são presidente e integrante da Comissão de Serviços Públicos e Transportes, composta ainda pelo parlamentar Luiz Carlos Bastazini (PTB).

(Fonte: Câmara Municipal de Bauru)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *