Notícias

Comissão Processante divulga nota sobre relatório final do DAER

A Comissão Processante sob a presidência da PGE, que apurou supostas denúncias de irregularidades no DAER, instaurada por ato conjunto do Secretário de Infraestrutura

 

 

A Comissão Processante sob a presidência da PGE, que apurou supostas denúncias de irregularidades no DAER, instaurada por ato conjunto do Secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque, e do Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, publicado no Diário Oficial do Estado em 15 de julho de 2011, apresenta nota a respeito do relatório final dos seguintes grupos temáticos: Controladores de Velocidade; Consultoria e Fiscalização no Programa “O Estado na Estrada”; Praças de Pedágios sob Administração Direta do DAER, PECR e Contratos Antigos.

O relatório final, com 200 páginas, está sendo encaminhado ao Secretário da Infraestrutura, Beto Albuquerque, e ao Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana.

Foram ouvidas 40 testemunhas, lidas mais de 50 mil páginas de documentos e responsabilizados 17 servidores públicos e duas empresas – Engebrás S/A e Gussil Indústria, Comércio e Prestação de Serviço.

GRUPO TEMÁTICO: Controladores de Velocidade

Objeto: aspectos atinentes à contratação e execução dos contratos relativos a controladores eletrônicos de velocidade, centrando-se nos “pardais”.

– Engebrás. Foi analisado a partir de 2005, quando foi dado início ao processo licitatório e firmado contrato entre o DAER e a empresa vencedora Engebrás. São três irregularidades apontadas pela Comissão Processante neste caso: Direcionamento do procedimento licitatório, uma vez que o Edital apresentava caráter restritivo à competição (qualificação técnica exigida e critérios de pontuação); inexecução do contrato, foram utilizados 57 módulos medidores de velocidade antigos ou reutilizados (aferidos pelo Inmetro foi constatado que já estavam em uso antes do início da vigência do contrato); e inobservância das recomendações do Ministério Público Estadual para que o DAER procedesse à nova licitação.

A Comissão recomendou as penas de inidoneidade e de multa à empresa Engebrás. Também recomendou a responsabilização por ato de improbidade administrativa de três servidores públicos pelo envolvimento nas irregularidades apontadas no contrato com a empresa Engebrás.

Related posts
Notícias

Prefeitura de Campinas abre licitação para obras em vias públicas

Obras serão direcionadas para a Avenida Suaçuna e Rua Armando Frederico Renganeschi; valor total…
Read more
Notícias

Licitação da Praça da Igreja Matriz é lançada em Anita Garibaldi

A informação foi confirmada pelo Prefeito, João Cidinei da Silva. A Prefeitura Municipal de Anita…
Read more
Notícias

Petrobras anuncia licitação para voltar a produzir petróleo no Amazonas

Companhia prevê contratação de quatro sondas terrestres para projetos na Bahia e no Amazonas. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *