Prejuízos teriam sido causados, entre outros motivos, por reforma de prédios alugados e por compra de móveis
Uma série de irregularidades em compras e serviços feitos pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) pode ter causado prejuízos estimados em R$ 19 milhões na gestão passada. É o que afirma parecer da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa, publicado no Diário Oficial Legislativo na semana passada.
O parecer se baseia no processo de aprovação das contas do governo do Estado no Tribunal de Contas do Estado (TCE). O texto associa as irregularidades à “falta de planejamento” na criação do novo Detran – é uma promessa de campanha da gestão Geraldo Alckmin (PSDB) dar ao órgão a chamada “qualidade de Poupatempo”.
Entre os prejuízos estão as reformas em prédios que o Detran apenas locava. O texto afirma que as melhorias feitas nos imóveis ficarão com os proprietários. Só nesse quesito foi apontado gasto de R$ 7,7 milhões.
O texto também aponta falhas em processos de contratação de mobiliário para o Detran. Segundo o parecer, os valores gastos foram superiores aos cadastrados no Sistema Integrado de Informações Físico-Financeiras (Siafisco), da Secretaria de Estado da Fazenda. No mesmo quesito, o parecer afirma que empresas foram desqualificadas no processo de licitação sem justificativa detalhada.