Notícias

Código Florestal e DRU vão ao plenário do Senado nesta semana

Lei ambiental entra na pauta terça-feira; proposta que libera R$ 62 bi, quinta. Projeto que define gastos na saúde permanece sem data para votação.

Considerado pelo próprio relator, Jorge Viana (PT-AC), um dos projetos mais polêmicos em discussão no Congresso Nacional, a proposta reforma o Código Florestal será colocada em votação no plenário do Senado na próxia terça-feira (6). Um acordo entre governo e oposição garantiu na última quarta a aprovação do requerimento de urgência da proposta.

A votação do Código promete ser longa e tumultuada. Além do projeto original, os senadores vão precisar analisar as emendas (mudanças) apresentadas. Até quinta-feira (1), 33 já haviam sido protocoladas pelos senadores. Outras 21 ainda devem ser encaminhadas até a votação.

“Tem muita paixão. Só temos de tomar cuidado para que isso não vire um certo autoritarismo. Mesmo com esse debate intenso, espero que o Senado delibere e não faça mudanças além das feitas na comissão. Se tiver surpresas de última hora, não ajudaria o Brasil”, disse o senador Jorge Viana.

Além do Código Florestal, o plenário se prepara para votar, na quinta-feira (8), a proposta que prorroga até 2015 a Desvinculação de Receitas da União (DRU). A DRU dá liberdade ao Executivo para gastar como quiser 20% das receitas orçamentárias – em 2012, esse percentual corresponderá a R$ 62,4 bilhões, segundo o Ministério do Planejamento. O mecanismo, em vigor desde 1994, perde sua validade no dia 31 dezembro. Por isso, o Planalto se apressa para aprovar no Congresso sua manutenção por mais quatro anos.

Alvo de duras críticas da oposição, a DRU sofre ameaças de receber emendas, o que poderia atrasar a tramitação. Como é uma Proposta de Emenda à Constituição, para cada emenda protocolada, são necessárias 27 assinaturas. Na sexta, os senadores Clésio Andrade (PR-MG) e Zezé Perrela (PDT-MG) anunciaram que assinariam emenda, caso o Executivo não atendesse suas demandas, que incluem a criação de um Tribunal Regional Federal em Belo Horizonte e o lançamento de licitação para duplicar rodovia em Minas.

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *