Notícias

Ciranda Literária, na PGE-CE, conta com 622 livros e estimula leitura entre servidores e colaboradores do Estado

Uma semente plantada pela iniciativa de servidores da Central de Licitações do Ceará, em dezembro de 2015, cresceu e se transformou em uma biblioteca com 622 títulos. Por meio da doação das idealizadoras e de colegas de trabalho da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE), a Ciranda Literária tornou-se uma árvore frondosa. O acervo contempla desde autores brasileiros, como Machado de Assis, Jorge Amado e Chico Buarque, a estrangeiros como Gabriel García Márquéz, Fiódor Dostoievski e Anton Tchekhov.

“Faz parte da Ciranda Literária a instigação à leitura e o fazemos apresentando dicas de leitura acompanhadas das sinopses das obras”, conta com orgulho Iara Mesquita, servidora da Comissão Especial de Licitação 02 /PGE-CE e uma das criadoras da iniciativa.

Ela explica ainda que o nome do projeto foi escolhido “porque a movimentação dos livros nas mãos dos leitores se assemelha a uma ciranda em que os livros giram em direção aos leitores e voltam para o ‘ninho’ em que são abrigados, na Central de Licitações”.

Nascimento do projeto
O projeto de leitura nasceu com a primeira doação de sete livros, feita pela própria Iara há quase oito anos, para que a Ciranda Literária desse início ao que ela denomina de “uma prazerosa dança cultural”. A colega da Central de Licitações, Mary Ane Vale, também contribuiu com o projeto desde o início e é uma das responsáveis pela organização e catalogação do acervo. Outros apoios fundamentais para o projeto vieram das servidoras Ângela Cavaleiro e Íris Oliveira.

A variedade de publicações recebidas pelo projeto atende a um público diverso. Biografias, romances, coletâneas de crônicas, contos e poesias, além de livros policiais, de autoajuda, entre outros. A participação na Ciranda é aberta a todos os servidores e colaboradores da PGE-CE.

A pregoeira da Central de Licitações, Aurélia Gurgel, ressalta que já usou bastante o acervo da Ciranda Literária e considera que a ideia das colegas deu certo. “É uma opção muito boa para a hora do almoço, por exemplo”, explica a leitora.

“Embarque nessa viagem literária. A leitura nos ajuda a desenvolver o pensamento crítico, exercitar o cérebro, expandir a criatividade, enriquecer o vocabulário e a escrita, etc.”, convida Iara Mesquita.

(Fonte: Ceara Gov)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *