Notícias

Câmara conclui votação de projeto que cria fundo para servidor

Os deputados concluíram nesta quarta-feira (29) a votação da proposta que institui o fundo de previdência complementar do servidor público.

Os deputados concluíram nesta quarta-feira (29) a votação da proposta que institui o fundo de previdência complementar do servidor público. O texto segue agora para o Senado.

Apenas um destaque, dos 13 votados hoje, foi aprovado. Ele proíbe a participação de gestores em mais de uma licitação ou a ligação societária das instituições contratadas. Mas, como a licitação para a gestão do fundo não será obrigatória, a mudança terá pouco resultado prático.

Deputados apostam que os fundos –do Executivo, Legislativo e Judiciário– deverão ficar na mão de gestores ligados a partidos políticos, sem terceirizá-los para instituições financeiras.

Os deputados rejeitaram destaques que tentavam evitar a partidarização da gestão dos fundos. O DEM, por exemplo, queria que os membros da diretoria-executivas dos fundos fossem sabatinados pelo Senado.

Pela proposta concluída hoje, o teto das aposentadorias dos servidores públicos federais civis passa ser o mesmo ao do regime privado.

Com isso, o valor máximo do benefício pago pela União será de R$ 3.916,20 (atual teto do INSS), com o desconto de 11% do salário.

Quem quiser um benefício maior terá que pagar outra contribuição, que irá para um fundo complementar. O governo também participará deste fundo, empatando o índice aplicado pelo trabalhador, até o limite de 8,5%.

Related posts
Notícias

Dispensa e inexigibilidade de licitação para registro de preços

Sistema de registro de preços é o conjunto de procedimentos para realização, mediante…
Read more
ArtigosNotícias

Contrato por escopo e o instrumento adequado para a sua prorrogação

A nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/22) trouxe expressamente a figura do contrato por escopo…
Read more
Notícias

Agenda Celic tem 29 licitações previstas entre 13 e 17 de maio

Período traz certames requisitados por diversos órgãos do governo estadual A licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *