Notícias

Balneário Camboriú reinicia licitação para alargar faixa de areia; propostas serão abertas na segunda

A prefeitura de Balneário Camboriú agendou para segunda-feira (8) a abertura de propostas para o alargamento da faixa de areia da Praia Central, uma obra orçada em R$ 85 milhões. A licitação estava parada desde março, devido à pandemia.

Este é o segundo edital lançado pelo município para a execução da obra. O primeiro teve a assinatura de contrato suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), que levantou dúvidas sobre o custo de mobilização da draga. Mesmo assim, seguia correndo. Mas a prefeitura decidiu cancelar a concorrência depois que todas as empresas participantes da licitação foram consideradas inabilitadas.

Ainda em fevereiro, um novo edital foi lançado e a licitação reiniciada. Veio a pandemia, e a abertura de propostas foi prorrogada para que pudesse ocorrer presencialmente. Samaroni Benedet, secretário de Compras de Balneário Camboriú, diz que o município aguardou liberação do Estado para as reuniões públicas.

Segundo ele, algumas empresas que têm interesse em participar da licitação alegaram dificuldades em participar de encontros presenciais. Mas a prefeitura insistiu no modelo propondo que utilizem prepostos, ou seja, representantes locais – o que evita os deslocamentos.

Originalmente, quatro consórcios, formados por nove empresas, entraram na licitação. Entre as concorrentes havia filiais nacionais de empresas estrangeiras de Luxemburgo, Holanda e Dinamarca – gigantes mundiais no setor de dragagem, que atuam principalmente nos portos brasileiros.

A expectativa de Benedet é que essas empresas retornem para a concorrência, e que a licitação atraia novos consórcios. O projeto prevê triplicar a faixa de areia atual da Praia Central, e a execução deve levar cerca de seis meses.

Sem licença
A licitação deve ser concluída em no mínimo 45 dias. Mas não há garantias de que a obra inicie logo depois. Isto porque a prefeitura ainda não obteve a Licença Ambiental de Instalação (LAI) junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA).

O órgão estadual estabeleceu mais de 40 condicionantes para a emissão da licença, que o município alega ter atendido.

(Fonte: NSC Total)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *