Notícias

Auditoria do TCU aponta irregularidades em licitação da Funasa

Uma auditoria conduzida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) revelou irregularidades relacionadas ao projeto e ao orçamento, que podem estar “possivelmente” superdimensionados, em um pregão realizado pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa). O objeto da licitação em questão é o registro de preços para a contratação de fornecimento, transporte e instalação de sistemas de cisternas.

De acordo com o TCU, a análise detectou a presença de itens com quantidades injustificadamente elevadas em comparação com uma licitação semelhante realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por exemplo.

A auditoria também identificou a falta de critérios claros para a seleção dos beneficiários no edital, uma violação dos princípios administrativos. Essa falha poderia acarretar o risco de não cumprimento dos princípios da imparcialidade, igualdade, moralidade e eficiência.

Além disso, foram observadas “deficiências na gestão das contratações, como a combinação de lotes distintos em um contrato, alegada falta de supervisão e possível inatividade por parte da administração.”

Como resultado, o TCU determinou que o Ministério das Cidades e a Funasa avaliem a necessidade de renegociar os preços registrados com os fornecedores já cadastrados, bem como a conveniência administrativa de continuar com os contratos já estabelecidos ou rescindi-los unilateralmente por motivos de interesse público.

(Fonte: São Bento em Foco)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *