Notícias

Aprovado o Projeto de Lei que permite licitação de espaços públicos do Aeroporto de Guaxupé (MG)

Na noite da última segunda-feira (11), a Câmara Municipal de Guaxupé (MG) ratificou, em segunda votação, o Projeto de Lei (PL) do Executivo nº 30/2023. O projeto, que autoriza o município a conceder o uso de espaços públicos no Aeroporto Municipal Antônio Costa Monteiro Júnior, foi aprovado de forma unânime e recebeu uma emenda modificativa, proposta pela Comissão de Justiça e Redação da Câmara.

De acordo com o PL, o município fica autorizado a outorgar, por meio de licitação pública, espaços públicos existentes no Aeroporto, como construção e exploração de hangares, parque de abastecimento de aeronaves e outros equipamentos necessários à operação do aeródromo. Ainda de acordo com o projeto, a concessão será feita pelo prazo de 15 anos, e ao final do contrato, todas as edificações serão incorporadas ao patrimônio público.

A emenda aprovada dá nova redação ao artigo 7º. De acordo com a alteração, “Excluem-se da concessão de que trata esta lei, os espaços públicos e que possuírem benfeitorias até a data da entrada em vigor desta lei, bem como o hangar nº 2 que em razão da Lei Municipal n.o 2728, de 7 de novembro de 2019, poderá ser utilizado pelo Aeroclube de Guaxupé e para a manutenção do acervo histórico da entidade.”

“A emenda como foi proposta dentro da Comissão de Justiça e Redação, e o Gustavo (Vinícius) questionou que por várias vezes o aeroporto perde a certificação, da Escola de Pilotagem. Eu trabalhei lá por oito anos e nesses oito anos deve ter acontecido umas três vezes isso. Se eu não me engano, hoje eles não têm a certificação de escola de pilotagem, mas estão regularizando para isso. E isso é normal de acontecer. Então para que não tenha nenhum conflito na lei, a gente está, através dessa emenda da comissão, retirando o nome escola de pilotagem e deixando apenas para Acervo Histórico.

Guaxupé é a única cidade que tem um avião chamado Aeronca O58P, que voa no mundo. O único no Brasil. Ele é um avião da 2ª Guerra (Mundial) de fabricação de 1941. O Aeroclube tem todo um cuidado com ele, já vieram várias ofertas, até de museus […] e aí vem um prefeito qualquer e pergunta ‘cadê a escola de pilotagem?’ e não tem escola de pilotagem e o Aeroclube perde o hangar e eu já contei essa história, é até uma aberração a gente votar aqui dando o prazo de 10 anos para funcionar no hangar porque aquele hangar é do aeroclube”, explicou vereador Paulo Rogério Leite Ribeiro.

De acordo com o projeto, a ocupação do espaço será feita de forma onerosa e aeronaves que estão nos hangares 2 e 4 deverão pagar preço público de estacionamento. Os aviões do aeroclube estão isentos desse pagamento.

(Fonte: Aero In)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *