Notícias

Após mais de uma década de abandono, primeiras oito unidades do “Sabe Tudo Conect@” recebem manutenção e têm licitação aberta para contratar empresa gestora

As primeiras oito unidades do novo “Sabe Tudo Conect@”, projeto desenvolvido pela atual Administração da Prefeitura de Sorocaba, já estão recebendo manutenção geral para a reativação do programa. Em paralelo, as Secretarias de Administração (Sead) e de Educação (Sedu) publicaram, no Jornal Município de Sorocaba de quinta-feira (27), a abertura do pregão eletrônico destinado à contratação de empresa que prestará serviços de estruturação e operacionalização pedagógica e tecnológica desses espaços.

Os oito prédios estão em fase de manutenção geral, recebendo serviços de elétrica, hidráulica, troca de pisos e vidros, além de pintura completa.
Após a contratação da empresa gestora, voltarão a funcionar, em um primeiro momento, as unidades localizadas em prédios anexos às escolas municipais do Ensino Fundamental, que estão localizadas nos bairros Jardim Santa Cecília, Vitória Régia, Júlio de Mesquita Filho, Éden, Vila Carol, Jardim Santo Amaro, Vila Hortência e Vila Fiori, sendo elas: E.M. “Prof. Amin Cassar”, E.M “Prof.ª Inês Rodrigues Cesarotti”, E.M. “Prof. Luiz Almeida Marins”, E.M. “Prof. Oswaldo de Oliveira”, E.M. “Prof.ª Maria Domingas Tótora de Góes”, E.M. “Duljara Fernandes Oliveira”, E.M. “Quinzinho de Barros” e E.M. “Prof. Flávio de Souza Nogueira”.

“Após um período de mais de 12 anos, esses prédios, que estavam desativados e completamente deteriorados e abandonados, agora, estão ainda mais próximos de sua reativação, com o novo programa que vai atender nossas crianças e, aos finais de semana, deverá receber a comunidade”, afirma o prefeito Rodrigo Manga.

A Sedu já realizou o planejamento pedagógico que vai nortear as atividades a serem oferecidas como parte do novo programa. A empresa especializada a ser contratada deverá promover atividades educacionais nas áreas do pensamento científico, raciocínio lógico, letramento digital, robótica, cultura maker, cultura digital, inovação e criatividade, arte digital e lógica da programação, voltadas a estudantes e profissionais da rede municipal de ensino de Sorocaba.

E, embora deva atender, primeiramente, os alunos das escolas adjuntas aos prédios do “Sabe Tudo Conect@”, também serão atendidos os estudantes de outras escolas da rede municipal, em sistema de agendamento de horários. Todas essas atividades, além disso, devem estar alinhadas com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista, além das faixas etárias dos públicos a que se destinam. “Nosso objetivo é proporcionar aos nossos alunos uma formação voltada à tecnologia e inovação, além de sempre engajada com o avanço curricular de cada etapa do ensino”, destaca a secretária da Educação, Marlene Leite.

Além disso, há estudos para a comunidade ser atendida, aos finais de semana, com cursos de informática e tecnologia, conteúdos exclusivos para a terceira idade e tecnologia usual para o dia a dia.

Os espaços têm capacidade para receber grupos de até 36 estudantes, por atividade ou oficina, no pavimento térreo do prédio, sendo os demais pavimentos disponibilizados para uso administrativo e outras finalidades educativas ainda em estudo. Serão atendidos alunos de toda a rede municipal na etapa Ensino Fundamental, anos iniciais e finais.

(Fonte: Prefeitura de Sorocaba)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *