Notícias

Após autorizar obra de R$ 7 mi sem licitação, Zaeli é alvo de CPI

O vice-prefeito de Várzea Grande Tião da Zaeli (PR) é acusado de ter autorizado a execução de uma obra orçada em R$ 7,8 milhões, sem licitação, e deve ser investigado por ato de improbidade administrativa.

 

Nesta quarta (6) os vereadores da segunda maior cidade do Estado prometem criar uma CPI para investigar o caso e, se comprovadas as irregularidades, querem punir o republicano. Ainda não se sabe se as investigações vão se estender ao prefeito afastado Murilo Domingos, que poderia ter cancelado o ato ilegal.

 

Conforme os parlamentares, Zaeli, enquanto secretário municipal de Infraestrutura chegou a lançar o edital para a recuperação da encosta do rio Cuiabá, margem direita, próxima a ponte Júlio Müller, mas dias depois, quando assumiu interinamente o comando da cidade, ordenou a execução da obra sem licitação.

 

Tanto Zaeli quanto Murilo já são investigados por uma Comissão Processante, instaurada após as contas deles terem sido reprovadas pelo Legislativo. Na época, os dois foram afastados por 180 dias. Nove dos 13 vereadores da cidade estão presentes na sessão e, por isso, a tendência é que a CPI seja instaurada sem problemas por falta de quórum. Com a instauração deste novo dispositivo, a situação dos republicanos deve ficar ainda mais complicada. Os vereadores terão mais ferramentas para puní-lo com a cassação ou até solicitar a prisão deles, se necessário.

 

Às 19h35 – Vereadores aprovam CPI contra Zaeli e Murilo
Por 12 votos a 1, os vereadores de Várzea Grande acataram o requerimento de abertura da CPI apresentado pelo vereador João Bosco (PSC), que substitui, o prefeito tampão João Madureira, do mesmo partido. Pela proposta vão ser investigadas as pastas de Infraestrutura, Saúde, Educação e Cultura.

 

Conforme o parlamentar, a medida é necessária porque existe uma série de denúncias contras ações tomadas pelos secretários, por isso, é necessária uma ação dos vereadores. O vereador Antônio Cardoso foi o único a votar contra a abertura da CPI. Ele argumenta que o Legislativo já investiga Zaeli e Murilo por meio da Comissão Processante.

 

Às 19h58 – Membros de CPI serão escolhidos por meio de sorteio
Os membros da CPI, que investigará Murilo e Tião, serão escolhidos durante a próxima sessão na quarta (20). Conforme requerimento de Bosco, a seleção se dará por meio de sorteio, mas nos bastidores corre a informação de que a comissão será presidida por Marcos Antônio de Moraes, o Marcos Boró (PP), relatada por Bosco e que terá como membros Chico Curvo e Toninho do Glória.

 

Autor: Patrícia Sanches e Laura Nabuco
(Fonte:  RD News)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *