Notícias

Aeroporto poderá receber 14 milhões de passageiros

A construção do terminal será feita em uma nova área, que não vai interferir no funcionamento do atual complexo. Ao término do projeto do novo edifício e da nova pista, o terminal atual será desativado pela concessionária. Com aumento da procura por voos locais, o novo terá capacidade quase três vezes acima da exigência do governo federal para a primeira etapa da obra.

 

No setor de cargas, atualmente o aeroporto movimenta 289 mil toneladas de carga por ano e a projeção da concessionária é que, em 30 anos, passará a 1 milhão de toneladas/ano.

 

Aeroporto verde. O projeto seguirá algumas características de uma tendência chamada “aeroporto verde”. Isso inclui o aproveitamento da luz do dia, para reduzir o consumo de energia elétrica, além de soluções para o descarte do lixo e a redução do desperdício de água. Com 60 anos de mercado, o projeto é da empresa Naco, que participou de projetos de grandes terminais internacionais, como os de Frankfurt, Moscou, Abu Dabi e Pequim. O projeto prevê ainda a viabilização da conexão com o trem de alta velocidade (TAV) que deverá ligar Rio e São Paulo.

 

A área comercial deverá ganhar um espaço próprio no novo edifício. Enquanto não sai o novo prédio, melhorias já começaram no atual. A concessionária Aeroportos Brasil quer revitalizá-lo, buscando mais conforto e segurança para os usuários. Entre as ações previstas estão a ampliação das áreas de embarque dos atuais 2.396 m² para 5.814 m².

 

Puxadinhos. A atual área de embarque será conectada ao mezanino e serão instalados módulos operacionais provisórios (MOP) para a colocação de mais esteiras de bagagem, ampliando espaço e capacidade. No embarque, serão construídos banheiros e os atuais passarão por reformas de modernização. Na área externa, já estão em andamento as obras para adoção de uma passarela coberta, com cerca de 600 metros de extensão, entre os bolsões de estacionamento e o terminal de passageiros. Outra intervenção prevista para os bolsões de estacionamento é a instalação de guaritas elevadas de vigilância. /RICARDO BRANDT

 

(Fonte: Estadão)

Related posts
Notícias

CANOAS | ASM, que venceu licitação para gestão do HU, doa cinco UTI para cidade enfrentar a enchente

Entidade baiana mandou ofício ao prefeito de Canoas oferecendo os equipamentos e o transporte deles…
Read more
Notícias

PBH abre licitação de passarela para ligar Odilon Behrens à UPA Noroeste

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu licitação para a construção da passarela em estrutura…
Read more
NotíciasUncategorized

Prefeitura abre licitação para instalar 50 novos radares em vias de Piracicaba; veja locais

Equipamentos vão realizar controle de velocidade de veículos, avanço de sinal vermelho e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *